Creap reabilita pacientes com sequelas da covid-19
A fisioterapeuta Fabiane Costa explica que durante a terapia são trabalhados exercícios respiratórios que ajudam na melhora da expansão pulmonar do paciente.

Para grande parte das pessoas que foram infectadas com a covid-19, os sintomas agudos da doença como a fadiga e a falta de ar desaparecem cerca de duas semanas após o início do quadro da doença, entretanto, para alguns pacientes esses sintomas e sequelas perduram até mesmo por meses, pensando nisso, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) passou a ofertar desde dezembro o serviço de terapia respiratória.
A fisioterapeuta Fabiane Costa explica que durante a terapia são trabalhados exercícios respiratórios que ajudam na melhora da expansão pulmonar do paciente.
“Ao chegar aqui o paciente passa por uma avaliação em que identificamos qual a queixa principal que ele apresenta, já que sabemos que a fase pós covid-19 pode trazer algumas repercussões, como, por exemplo, a dispneia, que é a falta de ar, dores musculares e articulares, fadiga, problemas cognitivos de memória, dificuldade de realizar atividades regulares, então temos um acompanhamento individualizado que vai sendo modificado a cada sessão”, disse.
Nas sessões de fisioterapia são prescritos exercícios globais com o auxílio de aparelhos como esteira elétrica, bicicleta ergométrica e pesos para treinar o fortalecimento respiratório. Esses exercícios são fundamentais para melhorar a respiração, parâmetros de frequência cardíaca, falta de ar e, principalmente, a saturação, que é o nível de oxigênio do sangue.
“O paciente é monitorado durante todo o atendimento para verificar a evolução e a manutenção saturação. É através dessas informações junto com os parâmetros colhidos na reavaliação que conseguimos ver essa evolução”, ressalta a profissional.
A maior parte dos pacientes que buscam o serviço são pessoas que ficaram internadas no Hospital Universitário (HU), principal referência de atendimento para pacientes com complicações da covid-19 no estado.
Deixe seu comentário
Publicidade
