Cidades

Creche Tia Chiquinha é selecionada para participar de programa modelo do Instituto Perkins Internacional

É o projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina.


A Creche Tia Chiquinha é uma das três escolas selecionados no Brasil para participar de um programa modelo desenvolvido pelo Instituto Perkins Internacional. É o projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina.

A notícia foi dada à Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio de carta enviada pela consultora do Instituto Perkins Internacional no Brasil, Ana Lúcia Pascali Rago. “Após um intenso processo de seleção e observando o grande interesse que o Município de Macapá tem pela população de crianças e jovens com deficiência múltipla e suas famílias, a Creche Tia Chiquinha foi selecionada para fazer parte do projeto, que visa promover uma melhor qualidade educacional para esta população”, diz Pascali na carta de seleção.

O programa tem a finalidade de incentivar essas instituições de ensino a ser um modelo para estudantes com deficiência múltipla, que possa servir como um centro de recursos e capacitação em que se modelem as melhores práticas educacionais para essa população. Para que isso ocorra, a Creche Tia Chiquinha receberá três bolsas de estudo para educadores da instituição (duas para professores e uma para administrador) para serem capacitados nos cursos da Academia Perkins Internacional; consultoria presencial e online de especialistas no campo por quatro anos; e acompanhamento dos avanços e progressos obtidos com base nos indicadores de qualidade da Perkins Internacional e ser um Centro Modelo para outras escolas e creches na região Norte.

“Essa seleção representa para a educação macapaense o reconhecimento do trabalho realizado, bem como o cumprimento de várias metas do Plano Municipal de Educação, projeção para atendimento, em médio e longo prazo, da agenda 2030 da ONU e consequente fortalecimento do Selo Unicef”, ressalta a técnica da Divisão de Educação Especial e representante da Semed no Grupo de Trabalho Sentidos Brasil/Perkins, Joseane Salheb.

A seleção da creche é resultado de visitas técnicas feitas em instituições de ensino em diversas cidades brasileiras, onde eles visitam e avaliam o trabalho desenvolvido pelas instituições. Somente três escolas em todo o Brasil foram selecionadas. Em Macapá, o processo de avaliação das instituições de ensino ocorreu em fevereiro deste ano.


Deixe seu comentário


Publicidade