Cidades

Crianças representam 31% dos hospitalizados por Covid no Amapá

Segundo levantamento da SVS-AP, todas as internações infantis em fevereiro por Coronavírus são de menores não vacinados.


Um levantamento realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mostrou que, até a última terça-feira, 22, pelo menos 31 crianças foram internadas com covid-19 em hospitais da rede pública e privada do Amapá, no mês de fevereiro. Desse número, nenhuma havia tomado a vacina contra a doença.

As crianças representam 31,34% das internações do Estado, enquanto os adultos representam 61,66% dos casos. A preocupação do governo é elevar o índice de crianças vacinadas e manter a segurança dos menores.

Apenas 6% do público-alvo de 5 a 11 anos de idade foi alcançado até o momento, o equivalente a pouco mais de 7, 8 mil crianças. O quantitativo está abaixo da meta de 113 mil crianças imunizadas em todo Amapá.

Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, estratégias precisam ser montadas para que os números sejam elevados, a exemplo do que já foi feito em Santana em parceria com o Governo do Estado. “Santana descentralizou a vacinação e essa é uma estratégia que indicamos: ofertar a vacina em salas, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, mas também dentro das escolas, se aproximando das famílias”, destacou Malafaia.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da SVS-AP, em fevereiro, nenhum óbito infantil por covid-19 foi registrado até o momento.

Vacinação Infantil
A vacinação infantil contra a Covid-19 começou em janeiro deste ano no Amapá. A campanha teve início com aplicação de doses pediátricas da Pfizer/BioNTech para o público de 5 a 11 anos de idade e, posteriormente, com a Coronavac para crianças de 6 a 11 anos.
A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde de todos os municípios do Amapá. Pais e responsáveis devem ficar atentos ao cronograma de sua cidade para levar a criança.


Deixe seu comentário


Publicidade