Cidades

Crimes violentos tiveram redução de 20,73%, diz PM

Os dados são da Divisão de Estatística, da Diretoria de Operações da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), e são relativos à comparação com o mesmo período do ano passado.


Os investimentos do Estado em segurança pública surtiram um efeito positivo nos três primeiros meses de 2019. No período de 1º de janeiro a 4 de abril houve uma redução de 20,73% no número de crimes violentos no Amapá. Os dados são da Divisão de Estatística, da Diretoria de Operações da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), e são relativos à comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento, a redução mais significativa foi nos casos de crimes de lesão corporal seguida de morte que teve uma queda de 60%: de 10 registros em 2018, o número caiu para 4 em 2019. Em seguida vem latrocínio: de 8 casos em 2018, diminuiu para 4 em 2019, uma queda de 50% e, homicídio que teve uma queda de 9,52%: de 63 registros em 2018, o número de casos caiu para 57, em 2019. Outro dado interessante foi com relação aos crimes de feminicídio que não teve nenhum registro nos três primeiros meses deste ano. Já em 2018, houve um caso registrado nos três primeiros meses.

O titular da Sejusp, Carlos Souza, atribuiu essa redução aos investimentos em infraestrutura, tecnologia, logística e recursos humanos que o Estado vem implementando para combater a criminalidade no Amapá. “Esses números refletem a contratação de pessoal, aquisição de equipamentos e investimentos em tecnologia e inteligência”, destacou o secretário.

Outro fator apontado pelo secretário para a redução de crimes é a integração entre os órgãos de segurança que atuam no Estado. “Essa união com outras instituições como o Ministério Público, Poder Judiciário, Exército Brasileiro e outras forças federais, possibilitou a realização de ações mais eficientes de combate ao crime”, frisou o secretário.

No mês de maio, por exemplo, deverá ser lançado o Sistema Digital de Comunicação numa parceria com a Polícia Federal e, posteriormente, do sistema de Rádio Comunicação em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Deixe seu comentário


Publicidade