Cidades

Cristina Almeida e Paulinho Ramos reúnem com presidente do Improir Maykom Magalhães

O encontro teve como pauta a situação em que se encontra o complexo onde funcionam o Centro de Cultura Negra e a União dos Negros do Amapá


Célio Alício
Da Redação

 

Os deputados Cristina Almeida (PSB) e Paulinho Ramos (PL) reuniram-se na quinta-feira (16) com o presidente do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maykom Magalhães para tratar dos encaminhamentos para a situação em que se encontra o complexo arquitetônico onde funcionam o Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA) e a União dos Negros do Amapá (UNA), localizado no Bairro do Laguinho.

 

Os parlamentares vêm se reunindo com representantes do poder público estadual e municipal, agentes políticos e lideranças do movimento negro desde que iniciaram o esforço pela revalorização e resgate da área que abriga as duas entidades que representam os interesses e a cultura da população afrodescendente do Amapá.

Maykom Magalhães apontou uma série de problemas que comprometem a manutenção do complexo, incluindo a redução do quadro de pessoal por conta da pandemia da Covid-19 e a necessidade de obras de revitalização, que esbarra na falta de recursos. Ele sugeriu a criação de uma força-tarefa composta por agentes políticos para a resolução do problema da energia elétrica e a gestão compartilhada para a administração do complexo.

 

Cristina Almeida reconheceu os esforços do presidente do Improir e agradeceu os esclarecimentos prestados, também detalhou as etapas que vêm sendo cumpridas no contexto da mobilização para a revitalização e o resgate do CCNA/UNA e que incluem o diálogo com lideranças do movimento negro, com o secretário de estado da Cultura Evandro Milhomen e outros gestões públicos municipais e estaduais e a participação importante de personalidades do cenário político como decano da Alap, ex-deputado Paulo José, que também foi presidente da UMA e um dos criadores do “Encontro dos Tambores”.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer e muitos segmentos a aglutinar em torno desse movimento que busca o resgate de um patrimônio histórico e arquitetônico que abriga duas entidades que representam e valorizam a história, a cultura e a religiosidade afrodescendente e que precisam ter a dignidade recuperada perante a opinião pública. A reunião com o titular do Improir é mais uma entre árias etapas para que consigamos atingir nossos objetivos”, enfatizou Cristina Almeida.


Deixe seu comentário


Publicidade