Cidades

CSA recebe comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional em visita à Nova ETA Santana

Comitiva conheceu as unidades que compõem a Nova ETA, que foi inaugurada em 21 de janeiro


 

Nesta quarta-feira, 26, técnicos da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) receberam a Comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) em uma visita às unidades da Nova Estação de Tratamento de Água do município de Santana. A nova estrutura foi inaugurada no dia 21 de janeiro.

 

Além da comitiva do MDR, participaram da visita o prefeito de Santana, Bala Rocha, além de vereadores e outras autoridades. Os visitantes puderem conhecer a nova estrutura da ETA Santana composta por filtros e novos módulos de tratamento.

 

O ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, destacou a importância desta obra na melhoria do abastecimento de água. Com a Nova ETA, o volume de água tratada e distribuída foi triplicado, atendendo bairros como Igarapé da Fortaleza e Ambrósio, que por anos sofriam com a falta do serviço.

 

 

“Santana precisava desse investimento. É um passo importante para a universalização da água no município e resultado de um trabalho iniciado pela CSA que teve o apoio da prefeitura, estado e também da comunidade”, disse.

 

O superintendente técnico da CSA, Fernando Rettore, frisou outras melhorias previstas para Santana ainda em 2025. “Estamos realizando a construção de um novo reservatório que vai atender a região onde estão localizados bairros Paraíso e Fonte Nova, que são os que hoje ainda têm deficiências no serviço. Além disso, construiremos novas redes para que as famílias destas áreas tenham uma melhor qualidade do serviço”, reforçou.

 

A obra

A Nova ETA Santana possui oito floculadores, quatro decantadores e dois filtros, além de duas novas elevatórias de distribuição de água tratada, compostas cada uma por três bombas automatizadas, que abastecem o sistema Central e o sistema de Igarapé da Fortaleza. Todos os investimentos garantem à população de 15 bairros de Santana uma melhora considerável na entrega do serviço.

 

Antes da reforma era entregue aos moradores 120 litros de água por segundo, após a modernização 370 litros de água por segundo são produzidos, triplicando o volume de água tratada e distribuída. O investimento é de R$ 25 milhões.

 

Os moradores de 15 bairros de Santana são abastecidos pelo sistema da ETA Santana, são eles: Nova União, Nova Brasília, Central, Provedor I, Provedor II, Igarapé da Fortaleza, Monte das Oliveiras, Vila Amazonas, Daniel, Novo Horizonte, Remédios 1, Remédios 2, Hospitalidade, Comercial e Ambrósio.

 


Deixe seu comentário


Publicidade