Cidades

CTMac organiza trânsito para procissão e reforça linhas de ônibus para o Círio de Nazaré 2022

Transporte coletivo estará 100% atuando com tarifa social no domingo (9).


Para garantir segurança para os cerca de 200 mil fiéis aguardados para a procissão do Círio de Nazaré 2022, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) montou uma operação para interditar as ruas e avenidas do trajeto da romaria. A frota de ônibus estará 100% atuando com tarifa social no domingo (9).

A interdição contará com uma equipe formada por 50 agentes de trânsito fazendo a orientação nos desvios durante do percurso. As vias serão interditadas a partir desta sexta-feira (7) às 19h, se estendendo até às 16h de domingo, após o encerramento da procissão.

 

O objetivo é garantir a fluidez e a segurança viária dos romeiros, como explica o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

 

“O importante é se planejar e buscar rotas alternativas. O centro da cidade ficará mais congestionado que o normal e a dica é sempre evitar a área. Quem puder optar pelo transporte público ou pela utilização de táxis e mototáxis pode ganhar tempo, já que o estacionamento nessas áreas vai estar mais complicado, principalmente no sábado e domingo”, completa Andrey.

 

A Companhia também orienta os motoristas que evitem estacionar os carros, colaborando com a fluidez da procissão nas vias e permitindo a livre circulação dos romeiros.

 

O evento religioso, que este ano ocorre com a programação completa de forma presencial, incluindo transladação e procissão dominical que acontece pela primeira vez após dois anos da fase mais grave da pandemia da Covid-19. O tema de 2022 é “Maria de Nazaré, intercedei por nós: sem paz não temos alegria; sem amor não temos vida!”, e o lema “Não tem mais vinho”.

Além da CTMac, o esquema de interdições e desvios durante o Círio é integrada com as demais forças de segurança como a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, visando a segurança no trânsito.

 

No domingo (9) as linhas serão identificadas como “Via Círio” e vão operar no sentido radial, ou seja, saindo do bairro de origem em direção ao centro, no horário das 6h às 8h30, para atender a população com destino ao Santuário da Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, de onde sairá a procissão.

 

A partir das 9h, os coletivos se deslocarão para a Praça Barão do Rio Branco, no Centro, para a dispersão dos fiéis por volta das 11h30, no sentido Centro/bairros. O transporte coletivo aplicará tarifa social, no valor de R$ 1,85.

 

Saiba quais vias serão interditadas neste final de semana:

Avenida Cora de Carvalho, entre as ruas Hildemar Maia e Professor Tostes;

Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Júlio Maria Lombard e Mendonça Furtado;

Rua São José, entre as avenidas General Gurjão e Presidente Vargas;

Avenida Presidente Vargas, entre as ruas São José e Cândido Mendes;

Rua Cândido Mendes, entre as avenidas Presidente Vargas e Profª Cora de Carvalho;

Avenida Mario Cruz, entre as ruas Cândido Mendes e São José;

Avenida General Gurjão, entre as ruas Cândido Mendes e São José.


Deixe seu comentário


Publicidade