Cidades

CTMac realiza segunda audiência pública para discutir licitação do transporte público

Em paralelo ao novo sistema, está sendo montado o PAC Mobilidade, que visa melhorias na malha viária.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Acontece na segunda-feira (23), a partir das 14h, no auditório do Sebrae Macapá, a segunda audiência pública que vai discutir a licitação do transporte público na capital.
A concessão, que começou a ser discutida em maio deste ano pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), visa benefícios como aumento da frota de ônibus, acessibilidade, menor tempo de viagem e bilhete único para que o usuário faça várias viagens pagando um único valor.

“Nós fizemos um primeiro estudo ano passado, apresentamos esse novo sistema em maio deste ano, durante a primeira audiência. Abrimos um canal de comunicação com a população, que é o licita.onibus@macapa.ap.gov.br e a partir das sugestões e críticas estabelecemos um novo estudo, que estaremos apresentando na segunda (23)”, explicou o diretor-presidente da CTMAc André Lima.

Segundo o presidente, após a nova apresentação a Companhia vai fechar o estudo para lançar o edital de chamamento das empresas interessadas em fazer parte do novo sistema. André ressaltou a importância da implementação de um novo modelo de transporte coletivo.

“Uma empresa que trabalha a título precário não tem segurança, pode estar hoje, e, amanhã, não. Mas, uma empresa que trabalha com concessão, essa tem regras claras, tem a sua obrigação de fazer e o direito de cobrar também”, disse.

 

PAC Mobilidade
Uma das reclamações das empresas que atuam no transporte público de Macapá é a qualidade das vias. Para atender essa demanda, em paralelo ao novo sistema está sendo montado um plano especial. De acordo com André Lima, “O PAC Mobilidade visa tratar das melhorias na malha viária, corredores, sinalizações, calçadas acessíveis, ciclovias e ciclofaixas, urbanização e paisagismo, novos mobiliários e mais abrigos de ônibus”.


Deixe seu comentário


Publicidade