Cidades

Curso de pilotagem de drone forma multiplicadores no Amapá 

O foco é a pesquisa para a integração dos conhecimentos tradicionais associados ao extrativismo dos açaizais nativos, com a utilização de drones para a identificação espacial e o mapeamento da ocorrência desses açaizais sob diferentes regimes de uso.


Com o objetivo de formar multiplicadores para a Gestão Territorial Local (GTL) em áreas piloto prioritárias na Amazônia, a partir da análise e monitoramento de dados sobre uso da terra e planejamento florestal, a Embrapa Amapá em parceria com Embrapa Roraima e Embrapa Acre, promovem o curso “Uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas no Planejamento Florestal”, no período de 12 a 16 de agosto, com atividades teóricas no auditório Tucuju e práticas no Campo Experimental da Fazendinha, em Macapá (AP).

A programação faz parte do projeto “Conhecimento Compartilhado para Gestão Territorial Local na Amazônia (TERRAMZ)”, integrante do Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O TERRAMZ busca realizar o levantamento, monitoramento e análise de dados geoespaciais sobre o uso da terra, degradação florestal, incêndios, queimadas e disponibilidade de recursos naturais em áreas pilotos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Roraima.

No âmbito da Embrapa Amapá, o curso é liderado pelo Núcleo Técnico de Recursos Florestais (NTRF), com coordenação da Engenheira Florestal pesquisadora Ana Euler. “Além de mostrar conceitos básicos sobre a operação de drones, o curso vai oportunizar aos participantes atividades práticas com foco no levantamento de dados sobre áreas de ocorrência de açaizais nativos”.

Esta capacitação contará com dois instrutores. O pesquisador da Embrapa Roraima e líder do projeto TERRAMZ, Haron Xaud, doutor em Sensoriamento Remoto; e o pesquisador da Embrapa Acre, Evandro Orfanó Figueiredo, que atua em planejamento rural e florestal com aeronaves remotamente pilotadas (RPA), manejo florestal de precisão, biometria florestal, impactos ambientais e inventário florestal. O evento é direcionado a engenheiros e técnicos da Embrapa, estudantes de pós-graduação e parceiros.

No Amapá, as atividades do TERRAMZ são desenvolvidas no Território do arquipélago do Bailique, localizado a cerca de 200 quilômetros de Macapá, na foz do rio Amazonas, sob a coordenação da Embrapa Amapá.

Programação:

12/08

Manhã-  Conceitos básicos de cartografia e fotogrametria digital (4 horas) – Embrapa Amapá

Fotogrametria interpretativa e métrica/ Estereoscopia/ Restituição/ Fotogrametria digital/ Obtenção das imagens/ Análise da atitude da aeronave.

Tarde – Conceitos básicos de fotografia (4 horas)- Embrapa Amapá

Mecanismos da máquina fotográfica/ Tipos de câmeras digitais/ Comprimento focal/ Foco, abertura do diafragma, obturador (shutter)/ Sensor e sensibilidade (ISO)/ Triângulo da exposição – Abertura X Shutter X ISO/ Coleta de dados para um modelo 3D.

13/08

Manhã – Uso de drones na engenharia florestal (4 horas). – Embrapa Amapá

Estado da arte das Aeronaves Remotamente Pilotadas RPA/ Definição e classificação de RPAs/ Normatização do uso de RPA (registro na Anatel, registro na ANAC, Registro do Piloto no DECEA, registro do plano de voo no DECEA)/ Composição estrutural da aeronave/ Princípios de segurança do voo – regras de segurança; piloto e copiloto, limites de distância e altura de voo; área de exclusão aérea para voo de RPAs; sistemas de Failsafe; configuração básica de Go-Home; procedimentos para o caso de Flyaway/ Prática de calibração dos sensores (Unidade de Medição de Inércia – IMU, compass e gimbal)/ Monitoramento da atitude da Aeronave (Pitch, Roll, Yaw/ Manutenção das aeronaves e gestão das baterias/ Técnicas de pilotagem de RPA (treinamento dos movimentos do RC com o drone no solo).

Tarde – Cálculo e elaboração do plano de voo aerofotográfico (4 horas). – Embrapa Amapá

Objetivo da coleta de dados (seleção do alvo de interesse)/ Seleção do RPAs/ Escolha do GSD (Ground Sampling Distance), velocidade do RPA, altura de voo e configuração da câmera/ Definição do overlap longitudinal e lateral e estabelecimento das faixas de voo/ Cálculo dos parâmetros de voo semiautônomo/ Prática de elaboração do plano de voo semiautônomo em aplicativo (IOS ou Android) (missões simples e múltiplas)/ Prática de elaboração do plano de voo semiautônomo em WEBSITE/ Seleção das posições do GCP (Ground Control Point)/ Coleta dos GCPs com GNSS pós-processado.

14/08

Prática de operação de drones (multirrotores) (8 horas) – Campo Experimental da Fazendinha

Operação de decolagem (Take off) manual e automática/ Operação de aterrissagem (Landing) manual e automática/ Procedimento de check-list/ Simulação de erros do check-list/ Marcando o Home-point/ Operação em Hover (GPS)/ Navegação da Aeronave no GPS (visual)/ Navegação da Aeronave no GPS em First Person View (médias distâncias)/ Simular Go-Home/ Treinamento de decolagem e pouso/ Prática para execução do plano de voo semiautônomo – configurações de aplicativos, missões simples e múltiplas/ Análise pré-processamento das imagens aéreas e análise dos flight log.

15/08

Processamento básico para obtenção das ortofotos e nuvem de pontos pelo algoritmo sift (8 horas) – Embrapa Amapá

Compreensão do algoritmo SIFT (Scale-Invariant Feature Transform)/ Compreensão do processamento – registro dos pontos de controle (GCP), avaliação dos pontos chaves das imagens, avaliação dos pontos coincidentes entre imagens, alinhamento e calibração das imagens/ Parâmetros de processamento inicial/ Parâmetros de processamento da nuvem de ponto/ Parâmetros de ortofotos e MDS/ Avaliação da precisão e acurácia da ortofoto/ Leitura da nuvem de pontos e ortofotos.

16/08

Processamento básico para segmentação e classificação de imagens de alta resolução pelo algoritmo geobia (8 horas) – Embrapa Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade