Cidades

Defensores públicos celebram data comemorativa com atendimentos jurídicos e sociais

Ação social aconteceu neste sábado, 18, numa escola pública da zona sul de Macapá, em homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público, celebrado em 19 de maio.


Uma ação social realizada pela Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amapá (Adepap), levou atendimento jurídico e social a moradores de bairros da zona sul de Macapá. A ação aconteceu na manhã deste sábado, 18, na Escola Estadual Aracy Miranda de Mont’Alverne, no bairro Buritizal.

De acordo com o defensor-geral do Estado, Diogo Grunho, o que motivou a realização do evento foi a satisfação de poder levar atendimento jurídico e outros serviços de cidadania para a comunidade, como forma de comemorar o Dia Nacional do Defensor Público, celebrado em 19 de maio.

“É um momento onde oferecemos para a população atendimentos jurídicos nas áreas cível, criminal, na área de família, que é a nossa principal demanda”, explicou Grunho.

A ação social foi útil para a autônoma Patrícia Melo da Silva, que procuura o reconhecimento de paternidade há seis meses. Com a orientação recebida, ela reuniu a documentação necessária para dar entrada no processo.

“Ter esse tipo de ação próxima de casa e, com um excelente atendimento é muito bom, principalmente pra mim, que estava atrás disso há tempos”, avaliou Patrícia.

Já a dona de casa Adriana Ferreira, pôde tirar a Carteira de Identidade dos três filhos. “A gente sabe que para tirar esse documento temos que pagar uma taxa e eu não tinha esse valor. Essa ação foi uma benção pra mim e para meus filhos”, comemorou.

A vice-presidente da Adepap, Giovanna Burgos, que faz parte dos 40 novos concursados públicos da Defenap, disse que a participação do órgão em conjunto com a Defensoria Pública teve como objetivo fortalecer a instituição e levar os atendimentos para a população.

“O mês de maio é reconhecido nacionalmente como o mês do defensor público e da Defensora Pública. E celebramos em 19 de maio, não só o nosso dia, mas, principalmente a garantia ao acesso à justiça dos assistidos. Além de podermos garantir esse direito, também buscamos educar o cidadão, prestar serviços extrajudiciais, realizando isso da melhor maneira possível”, destacou Giovanna Burgos.

Além dos atendimentos juridicos e de cidadania, como emissão de documentos, na ação social também teve rodas de conversa sobre a Defensoria Pública e sobre o combate e prevenção ao suicídio, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), apresentações artísticas e culturais e vacinação contra a gripe.


Deixe seu comentário


Publicidade