Cidades

Defesa Civil do Amapá orienta sobre prevenção de acidentes na estação chuvosa

Embora o Amapá não esteja vivenciando chuvas fortes com frequência neste período, como em anos anteriores, a Defesa Civil informa que esta é uma época que sempre precisa de mais atenção.


Fotos: Joelson Palheta/DA

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC), está orientando a população amapaense sobre como prevenir acidentes e como se sair dessas situações, caso ocorram, na estação chuvosa.


– Se estiver dirigindo, estacione em lugar seguro e procure abrigo;
– Fiscalize árvores que demonstrarem peso excessivo para poda mediante autorização;
– Nunca se abrigue embaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão;
– Em caso de enchente, abandone seu veículo ou residência, se houver risco de desabamento, e procure local seguro.

Embora o Amapá não esteja vivenciando chuvas fortes com frequência neste período, como em anos anteriores, a Defesa Civil informa que esta é uma época que sempre precisa de mais atenção. Por isso, a CEDEC busca se preparar para situações adversas.

“Além disso, temos a atualização do plano de contingências, que no caso da capital do estado já foi realizada e repassada ao prefeito eleito. Nele consta o planejamento alternativo e preventivo de como agir em caso de desastre e como cada órgão participará do evento adverso, destacando-se aqui as ações da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que caso necessário, fará o desligamento e religamento de energia, caso precise realizar a retirada de uma árvore, por exemplo. Contamos também com as Plataformas de Coletas de dados (PCD´s) das chuvas e com o serviço de meteorologia, que emite alertas de possíveis eventos adversos, que nos preparam para uma resposta rápida e satisfatória”, diz trecho de informativo divulgado nas rede sociais da Defesa.

CEDEC
A Defesa Civil está presente nos seis municípios que possuem quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).


Deixe seu comentário


Publicidade