Defesa Civil Estadual traça plano preventivo para o período invernoso
Áreas de risco já foram mapeadas em todos os municípios. O plano de atendimento foi definido e equipes trabalham de sobreaviso. Quem deseja entrar em contato com o órgão, para qualquer emergência, basta ligar para o número 193.

Lana Caroline – Da Redação
Em Macapá, o inverno já iniciou e a Defesa Civil Estadual já está trabalhando para evitar problemas, principalmente, com alagamentos e áreas de risco. O tenente Charllys Costa, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC), disse ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que um plano de atendimento já foi elaborado para o período invernoso.
“Nós trabalhamos de forma integrada para desenvolver ações de prevenção e resposta aos eventos. Já fizemos o mapeamento e nossas plataformas de coleta dados nos antecipam os dados para que possamos trabalhar de forma preventiva”. O tenente ainda afirmou que as ocorrências mais recebidas estão relacionadas a alagamentos e inundações, e a Defesa Civil Estadual tem o papel de apoiar os municípios quando solicitado.
A respeito do município de Laranjal do Jari, no extremo Sul do Amapá, Charllys afirmou que o banco de dados informa sobre algo que possa vim a ocorrer, como inundações e o aumento do nível do rio, e tranquiliza os moradores da localidade.
“Nossas plataformas de coleta de dados nos dão informações de quando o rio está enchendo, os pluviômetros que identificam a quantidade de chuva. Não tem nenhum tipo de alerta, e a Defesa Civil está apostos para atender a população amapaense”, pontuou.
Ao todo, a Coordenadoria da Defesa Civil trabalha com 31 pessoas com escalas de sobreaviso e expediente, em setores de operações e planejamento. Em casos de emergência o cidadão pode pedir auxílio através do número 193.
Deixe seu comentário
Publicidade

