Cidades

Definidas estratégias de combate ao chikungunya

Ocorreu na última semana no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a reunião entre coordenadores municipais de combate à dengue de Macapá e Santana e representantes do Exército Brasileiro e Defesa Civil Estadual e Municipal. O encontro teve como objetivo definir ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também […]


Ocorreu na última semana no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a reunião entre coordenadores municipais de combate à dengue de Macapá e Santana e representantes do Exército Brasileiro e Defesa Civil Estadual e Municipal. O encontro teve como objetivo definir ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da febre chikungunya, evitando sua proliferação na capital.

Na ocasião ficou estabelecido que no período de 15 a 19 de dezembro uma frente de trabalho (militares do Exército Brasileiro, bombeiros e agentes de endemias) percorrerá a zona norte de Macapá com atividades educativas e preventivas, como orientação à população, busca e eliminação de focos do Aedes aegypti por meio da aplicação de larvicida, começando pelos bairros Infraero I e II, Loteamento Açaí, Ilha Mirim e Parque dos Buritis.


De acordo com Ailson Quaresma, coordenador municipal do Programa de Combate à Dengue, as ações de intensificação ajudam a manter Macapá livre do perigo da febre chikungunya. “Juntos nossas ações ficam mais eficientes. Vamos intensificar até o fim deste mês o combate ao mosquito Aedes na capital para garantir que a febre chikungunya fique restrita ao município de Oiapoque”.

Em Macapá a maioria dos criadouros do mosquito se encontra dentro dos próprios domicílios. Os focos geralmente estão nos quintais que possuem acúmulo de lixo, em seguida os reservatórios de água descobertos, pratos de planta e garrafas. Segundo o Ministério da Saúde, 531 casos de febre chikungunya foram registrados no município de Oiapoque.


Deixe seu comentário


Publicidade