Cidades

Delator diz que Dirceu tentou garantir com Gabrielli contrataç

Um dos delatores da Operação Lava Jato, o executivo Júlio Camargo, da empresa japonesa Toyo, afirmou, em novo depoimento prestado à Polícia Federal no dia 8 de abril, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu interveio junto ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli para que a multinacional garantisse contratos com a estatal do petróleo. O interrogatório de Camargo é parte de um dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o envolvimento de políticos na Lava Jato.



 

No depoimento, Camargo ressaltou aos policiais federais que, apesar de Dirceu ter tentado intervir em favor da Toyo, a petroleira não atendeu ao pedido. O delator também destacou que não pagou propina ao ex-chefe da Casa Civil.

O ex-ministro é investigado em inquérito na Justiça Federal do Paraná por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. Os investigadores querem saber se a empresa de consultoria de Dirceu prestou serviços a empresas que desviaram dinheiro da Petrobras ou se os contratos eram apenas uma maneira de disfarçar repasses de dinheiro desviado da estatal.

Segundo o executivo da Toyo, ele e Dirceu se conheceram em uma festa de aniversário do ex-ministro, depois que o petista já havia deixado o comando da Casa Civil. Na ocasião, contou, ele se apresentou como representante da empresa japonesa no Brasil. A partir deste dia, ressaltou o delator, os dois passaram a se encontrar, no escritório e na casa de Dirceu, ou na residência de Camargo. Ao todo, relatou o executivo, os dois mantiveram “mais de 20 encontros”.


Deixe seu comentário


Publicidade