Cidades

Denúncias de violência contra mulheres aumentaram 6,1% no Amapá

Denúncias feitas pelo Ligue 180 aumentaram 6,1% no primeiro semestre no Amapá


Segundo os números apresentados pelo levantamento, no Amapá o total de denúncias recebidas cresceu 6,1%

O Canal para denúncias de violência contra a mulher, o Ligue 180 recebeu 72.839 queixas apenas no primeiro semestre deste ano. Divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o balanço engloba violência psicológica, cárcere privado, homicídio e outros crimes.

Segundo os números apresentados pelo levantamento, no Amapá o total de denúncias recebidas cresceu 6,1%

A violência física foi o crime mais registrado no primeiro semestre deste ano, com 34 mil casos, seguida da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, correspondendo a 5.978 casos.

No recorte por estado, alguns locais também se destacaram negativamente pelo crescimento dos registros: no Amazonas, por exemplo, o total de denúncias recebidas cresceu 34,8%. Outro caso foi Roraima (+34,6%).

Denuncie
Não só a vítima pode denunciar casos de agressão contra a mulher. Pessoas próximas ou até desconhecidos também podem utilizar o canal ou registrar queixa na delegacia. Para denunciar casos de violência basta ligar para o número 180, canal disponível no Brasil e em mais 16 países que, além de receber as denúncias, esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço ligue180@spm.gov.br. A central funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados e finais de semana. No total, em 2017, o Ligue 180 recebeu 156,8 mil notificações.


Deixe seu comentário


Publicidade