Cidades

Depressão e ansiedade: Cerpis oferta acupuntura e outros serviços como tratamento

Conheça a história da técnica de enfermagem Nelma Oliveira que venceu a depressão.


Nelma de Oliveira é técnica de enfermagem no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis). Ela não esperava que o local de trabalho seria onde trataria uma doença séria, a depressão.

Diagnosticada também com transtorno de bipolaridade e ansiedade, a servidora teve que tirar seis meses de licença médica, devido ao tratamento com o uso de medicamentos controlados.

“Eu queria voltar a trabalhar, mas não conseguia sair de casa. Foi quando recebi a ligação do Dr. Monteiro dizendo que poderia me ajudar, mas que teria que voltar ao trabalho”, lembrou.

Ao voltar ao trabalho, Nelma dividia seu tempo entre os atendimentos, como profissional da saúde, e as sessões de acupuntura, já como paciente. Ela destaca que a atenção que recebeu no Cerpis foi essencial para melhora do estado clínico.

“Depois de três meses reduzi a quantidade de remédios e, hoje, posso dizer que voltei a ser feliz. Desde então, sempre falo daqui com amor porque são tratamentos para o coração”, relatou.

De acordo com o diretor do Cerpis, doutor Elziwaldo Monteiro, a acupuntura é o principal serviço do Centro para o tratamento emocional. Ele explica que o método terapêutico é feito com a inserção de agulhas na superfície da pele e tecidos, em pontos meridionais, que estimulam terminações nervosas existentes.

“A acupuntura envolve órgãos ligados às emoções. É um método terapêutico natural que já foi testado e aprovado cientificamente para o tratamento de doenças físicas e emocionais”, destacou o médico.

 

Doenças emocionais

Segundo o doutor Elziwaldo Monteiro, cerca de 90% dos pacientes do Cerpis apresentam doenças emocionais, como depressão, ansiedade, entre outros. O Centro fica localizado na Av. Fab, nº 849, no bairro Central, em Macapá.

Na maioria desses casos são idosos com sinais de depressão devido à falta de afeto dos próprios parentes. Para esse problema foi implantado o serviço “constelação familiar” que, dentre outras atribuições, busca reaproximar o paciente da família.

 

Veja os serviços do Cerpis voltados para o tratamento de doenças emocionais:

  • Constelação familiar
  • Meditação
  • Técnicas de massagem
  • Acupuntura bioenergética
  • Acupuntura sistêmica
  • Acupuntura auricular
  • Terapia

Deixe seu comentário


Publicidade