Cidades

Deputados discutem contaminação da Lagoa dos Índios por fossas

São lançados nas águas da Lagoa por canais abertos pela instituição



O Plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (AL) discutiu na sessão dessa quarta-feira, 8, o problema da contaminação da Lagoa dos Índios por dejetos fecais do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). A poluição ambiental foi constatada em uma vistoria feita na tarde da última segunda-feira, 6, pela Comissão de Meio Ambiente da AL.

Entre os deputados que participaram da vistoria estava Jory Oeiras (PRB), que é agente penitenciário de carreira. O parlamentar comentou que o problema já é antigo. “O problema já perdura há mais de dez anos. Vamos preparar um relatório e provocar o Executivo para que tome providências”, afirmou o parlamentar.

De acordo com os técnicos que acompanharam a vistoria, uma vala de 200 metros foi cavada para que os dejetos das fossas cheias do Iapen fossem escoados para evitar transbordamentos. Porém, os dejetos foram escoados para dentro da Lagoa dos Índios, que é uma área de preservação ambiental.

“Agora o caminho é buscar por soluções imediatas que devem ser debatidas na presença da direção do Iapen, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Meio Ambiente, Delegacia de Meio Ambiente e da Promotoria do Meio Ambiente”, disse o deputado presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, Pastor Oliveira.

Os parlamentares chegaram à conclusão que o caminho mais rápido é a construção de uma bacia de decantação para receber os dejetos do Iapen. Essa obra, que de acordo com o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Marcelo Creão, deve ser orçada em R$ 800 mil. Os deputados já se colocaram à disposição para ajudar o Executivo Estadual através de emendas parlamentares.


Deixe seu comentário


Publicidade