Cidades

Desfile Cívico Estudantil reúne mais de 2 mil estudantes no Sambódromo de Macapá

Evento abordou a importância da paz dentro e fora da sala de aula; 39 escolas passaram pela Avenida Ivaldo Veras, em homenagem ao desmembramento do Amapá, das terras do Pará.


Cerca de 2 mil estudantes, de 39 escolas da rede estadual pertencentes à zona sul da capital, desfilaram no Sambódromo de Macapá, nesta quinta-feira, 13. O Desfile Cívico Estudantil 2018 abordou o tema “Educação para a paz: a gente reconhece, estabelece e faz”.

 

O evento também marcou o aniversário de criação do Território Federal do Amapá em 1943, lembrado no dia 13 de setembro. A data é história por marcar a emancipação do território amapaense, desmembrando o Amapá, das terras do Pará. Só 45 anos depois, em 1988, é que o Território Federal virou uma unidade federativa do Brasil.

O tema deste ano teve como objetivo incentivar a cultura da paz por meio de práticas que reforcem o sentimento humanitário e de tolerância, promovendo a conscientização da sociedade e o combate a toda forma de violência, dentro e fora do ambiente escolar.

 

Para a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, o desfile estudantil reforça o sentimento de cidadania, do respeito e do diálogo entre a comunidade escolar. “Uma sociedade justa se faz com amor e respeito ao próximo. Através do diálogo, resolvemos toda e qualquer diferença”, frisou.

O desfile também contou com apresentação de bandas marciais das escolas estaduais Gonçalves Dias, Nilton Balieiro, Maria Nazaré Ferreira Lima, Tiradentes, Walkíria Lima e Colégio Amapaense, além da participação especial da Banda da Polícia Militar. Apresentaram-se 16 pelotões.

A dona de casa Miracy Castor, 32 anos, foi prestigiar o primeiro desfile estudantil da filha, no Sambódromo. Ela estava orgulhosa da mudança de comportamento da jovem Daniela, 13 anos, matriculada na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias.

 

“Estou muito satisfeita com a qualidade de ensino na escola dela e orgulhosa de vê-la desfilando”, disse emocionada a dona de casa.

 

O Desfile Cívico Estudantil é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Mais de 300 funcionários de Seed e das escolas também desfilaram na Avenida Ivaldo Veras.


Deixe seu comentário


Publicidade