Cidades

Detentos do regime semiaberto reclamam de condições precárias no Iapen

Segundo denúncia de um dos detentos, gambiarras na rede elétrica e contaminação da água deixam população carcerária em sinal de alerta.


Um detento do regime semiaberto denunciou nesta segunda-feira (08) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que o Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Amapá) está em condições precárias. Segundo ele, que não se identificou com receio de sofrer represálias, gambiarras na rede elétrica e contaminação da água com fezes de pombos e sangue deixam a população em alerta, e que um detento está internado no HE (Hospital de Emergências) de Macapá acometido de doença causada por contaminação da água.

“A rede elétrica está totalmente comprometida, correndo iminente risco de incêndio e por conta disso a qualquer momento pode ocorrer uma tragédia; as condições são precárias, não se pode ligar qualquer aparelho, como televisão, por exemplo, porque nós sabemos que pode ocorrer um curto-circuito, e se ocorrer à noite, será morte certa para todo mundo, porque os agentes não atendem qualquer pedido de socorro depois das 19h. E ainda tem a questão do tratamento que os agentes dão aos presos, que não é bom, a começar pela liberação dos presos do semiaberto para o trabalho, que é às 6h, mas eles só querem liberar uma hora depois”, detalhou.

Ainda de acordo com o detento, a água que atende o presídio está contaminada com fezes e sangues. “Infelizmente a direção do Iapen não adota providências para resolver o problema; a caixa d’água é só fezes e sangue, ninguém providencia pelo menos uma limpeza. O ex-deputado estadual Eider Pena, que também está no semiaberto, vem pedindo à direção para resolver o problema, porque ele vem tendo muita coceira por causa da água, e um preso está internado por conta disso, mas ninguém faz nada. Peço uma ação urgente das Comissões de Direitos Humanos da OAB e da Assembleia Legislativa, e do Ministério Público, através da Promotora da VEP (Vara de Execuções Penais)”, pediu.

A reportagem do programa tentou, sem êxito, contato com a direção do Iapen.


Deixe seu comentário


Publicidade