‘Dezembro Vermelho’: AP reduz e controla casos de crianças menores de 5 anos com HIV/Aids
Em dois anos, redução nos casos de Aids por transmissão vertical chegou a 100% no estado.

Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, monitorados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Em 2019, não há casos de Aids nessa faixa etária no estado, havendo um caso de HIV.
Além disso, as amostras dos últimos 3 anos indicam um cenário que apresenta redução em Aids, de 100%. Em 2017, havia 7 casos confirmados da síndrome em crianças. Nesse mesmo ano, nenhum caso de HIV foi registrado, o que indica um cenário de estabilidade.
O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, avalia positivamente o controle nessa faixa etária e alerta que é preciso fortalecer ações preventivas para todos os públicos.
“O Estado vem trabalhando, junto com os municípios, para a redução de casos de HIV/Aids, qualificando profissionais, intensificando o monitoramento e notificação de casos, promovendo ações educativas, aumentando a disponibilização dos testes rápidos de forma regular e ofertando serviços que garantam o tratamento de pacientes”, destacou o gestor.
Deixe seu comentário
Publicidade
