Cidades

Dia Mundial da África contará com programação especial e com presença do Embaixador da Costa do Marfim

O Embaixador, Diamouténé Alassane Zié, já está em Macapá e participará de uma programação especial em comemoração a data.


Lana Caroline
Da Redação

 

No dia 25 de maio é comemorado Dia Mundial da África e para festejar a data, foi montada uma programação especial, que vai contar com a presença do embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié, que está na capital amapaense com objetivo de estreitar laços com o país africano e acordos de cooperação com órgãos públicos e comunidades quilombolas.

 

Segundo um dos organizadores do evento, Carlos Piru, a visita do embaixador marfinense é um divisor de águas no Amapá. “Para nós, o movimento preto é um movimento impar. A ideia foi do Padre Paulo, que somou com outras coisas que estávamos pensando e tudo isso foi absorvido pela comissão de relações exteriores, comandada por Cristina Almeida e Telma Gurgel”, disse.

 

A quarta-feira (25) começará com uma cerimônia com a presença do embaixador e sua delegação na Assembléia Legislativa do Amapá (Alap). Às 12h, haverá um almoço para 200 pessoas no quilombo do Curiaú e após, haverá uma roda de conversa e muito marabaixo e batuque.

“Vamos fazer uma programação maravilhosa para mostrar a cultura do nosso povo. Em todo Brasil, nós somos o quarto estado que comemora essa data e isso mostra a nossa grandeza”, concluiu Piru.

 

Na tarde desta terça-feira (24), durante a presença de Diamouténé Alassane Zié, o governador amapaense, Waldez Góes, sancionou a Lei nº 2.711/22, que cria a “Semana da África”. A festividade terá início sempre no dia 19 de maio, com término no dia 25 de maio de cada ano, e contará com atividades educacionais, culturais, econômicas e sociais, eventos, divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos públicos do Estado, sobre a história da África e sua influência na cultura do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade