Cidades

Dia Mundial de Combate à Poliomielite é comemorado com ação de vacinação para crianças e adultos

Ação acontece o dia todo (24) na UBS Leozildo Fontoura, na zona sul de Macapá.


 

Lana Caroline
Da Redação

 

Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

 

Pensando no cuidado infantil, principalmente, no Dia Mundial de Combate à Poliomielite, comemorado nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Macapá realiza uma ação de imunização na UBS Leozildo Fontoura.

 

 

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, explica que a ação é uma forma de atrair mais pessoas para se vacinarem e alcançar as metas estipuladas, evitando que a doença venha atingir adultos e crianças, principalmente.

 

“Estamos fazendo essa ação como um ato de sensibilização, em nossos macapaenses, para que possamos conseguir melhorar nossos indicadores. Nos últimos seis meses, tivemos bons resultados, mas temos alguns percentuais que ainda devemos alcançar. Essa campanha ainda não acabou e Macapá esta insistentemente, até dezembro, reforçando essa medida para que possamos afastar qualquer possibilidade dessa doença ter retorno”, disse no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário 90,9 FM).

 

Além disso, Kleverton explica que há pontos positivos e negativos em relação às redes sociais. “Essa questão tem afetado positivamente e negativamente. O lado ruim é no sentido das fake news, onde temos várias informações falsas que afastaram nossos munícipes das salas de vacina. Já o lado positivo é o aumento pela busca de imunização nas UBS’s. Estamos felizes com isso, mas não chegamos ao ideal”, completou.

 

Macapá atingiu, até então, 86,38% de cobertura vacinal do seu público-alvo, totalizando 34.703 mil crianças com idades entre 0 e 4 anos. Além do imunizante contra a poliomielite, durante a ação estarão disponíveis todas as vacinas do calendário infantil e adulto.

 

Para participar, os pais ou responsáveis das crianças devem comparecer na unidade, apresentando a caderneta vacinal. Já os maiores de 18 anos, precisam ter em mãos RG, CPF e o cartão de vacinação.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade