Cidades

Dia Mundial do Coração: Governo orienta sobre a prevenção de doenças cardiovasculares

Controle de peso e acompanhamento médico regular são importantes para evitar este tipo de comorbidade


 

No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. O Governo do Amapá aproveita a data para orientar sobre como prevenir as doenças cardiovasculares.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Amapá registra, em média, 800 mortes anualmente por cardiopatias. Os índices são do Cardiômetro, instrumento utilizado pela entidade para registro do número de mortes por este tipo de comorbidade.

 

O cardiologista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) Danilo Camargo aponta a prática de atividades físicas e os cuidados com a saúde mental, por meio de maneiras para reduzir o estresse, como formas de prevenir as doenças cardiovasculares.

 

Outras medidas importantes são controle de peso, evitar o uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas, além do acompanhamento médico regular.

 

“Pessoas com hábitos sedentários precisam estar atentas, uma vez que o aumento de peso é um fator de risco para doenças do coração. Pacientes hipertensos e portadores de diabetes necessitam controlar suas enfermidades de forma rigorosa, pois esse controle reduz as causas de infarto”, alerta o cardiologista.

 

Na rede estadual de saúde, o Hospital de Emergências (HE) tem uma sala exclusiva com leitos para pacientes internados com problemas cardíacos, onde recebem tratamento específico.

 


Deixe seu comentário


Publicidade