Cidades

Dia Nacional de Combate ao Fumo traz alerta para doenças causadas pela nicotina

O tabagismo está diretamente ligado aos casos de câncer de pulmão, boca e garganta


 

O hábito de fumar é uma ameaça à saúde pública e os efeitos do tabagismo afetam milhares de pessoas por todo o mundo. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta terça-feira, 29, o Governo do Amapá alerta para os danos causados pela nicotina.

 

Segundo dados da Coordenação Estadual de Tabagismo da Secretaria de Saúde (Sesa), até esta segunda-feira, 28, foram atendidas pelo estado 98 pessoas, entre 20 e 60 anos, declaradas fumantes, por alguma complicação de saúde.

 

“As doenças relacionadas ao fumo, mais diagnosticadas na rede de assistência são enfisema pulmonar, acidente vascular cerebral, infarto e outros fatores de risco como má alimentação, sedentarismo e uso associado ao álcool”, explicou a servidora da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, Assunção Rocha, referência técnica do tabagismo no Amapá.

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), o carcinoma pulmonar, principal neoplasia causada pelo hábito de fumar, é também o mais fatal do Brasil, com quase 12 mortes por 100 mil habitantes.

 

 

Tratamento

Parar de fumar traz benefícios em qualquer momento da vida. Assunção Rocha também explicou que o tratamento para a cessação do tabagismo é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, que são a porta de entrada para a assistência.

 

“A rede de assistência para quem quer deixar de fumar se inicia na atenção primária, o processo de cessação do fumo é lento, vai de seis meses a um ano e é trabalhado de forma terapêutica, medicamentosa e psicológica”, pontuou a especialista.

 

Assunção ainda disse que o estado atua no processo como apoiador e articulador junto aos municípios, realizando capacitação de profissionais e a dispensação de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde.

 

“O município que realiza o tratamento recebe do estado a capacitação dos profissionais da atenção primária, além da dispensação de medicamentos como adesivos e goma de mascar, que são prescritos com avaliação médica considerando o grau de dependência”, destacou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade