Dia Nacional do Braile é comemorado em Macapá com ações educativas
Responsável por políticas públicas no Amapá, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual desenvolve atividades de acolhimento e inserção educacional

A professora da formação continuada do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual no Amapá, Itaciane Mendes, afirmou nesta segunda-feira (08) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que o órgão está desenvolvendo ações educativas com acolhimento e inserção educacional de pessoas cegas e com outras deficiências visuais em alusão ao Dia Nacional do Sistema Braile, comemorado nesta data.
Ela explicou que o órgão, vinculado à secretaria de estado da Educação (Seed), com sede em Macapá na Avenida Almirante Barroso (bairro Santa Rita), atende pessoas de todas as idades, até mesmo antes das crianças completarem um ano de idade, com apoio pedagógico às escolas públicas e privadas. “Também ofertamos atendimento público de formação continuada aos professores, acadêmicos e à comunidade, inclusive curso de formação nas áreas específicas da deficiência visual”, relatou.
Braile
O Dia Nacional do Sistema Braille comemorado no dia 8 de abril, celebra o nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo. A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.
O Sistema Braille é considerado obra magistral do francês Louis Braille e sua versão mais conhecida data de 1837. Ou seja, esse sistema, que abriu as portas do conhecimento e da cultura para as pessoas com deficiência visual, já tem quase 200 anos.
O Braille é um sistema de pontos em relevo, que permite às pessoas cegas e com outras deficiências visuais a comunicação escrita, a educação, o trabalho, a vida social e a cultura.
Deixe seu comentário
Publicidade


