Cidades

Diagro prepara relatório que pode liberar o Amapá para exporta

Amostras de sorologia foram recolhidas de bovinos e bubalinos em 251 propriedades em todo o estado



 

Mais de seis mil amostras de sorologia, coletadas pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), serão a base para avaliar a circulação do vírus da febre aftosa no estado. Os dados estão no relatório parcial da campanha estadual de vacinação contra a doença, realizada em 2014, do Oiapoque a Laranjal do Jari.

O material, que será encaminhado para análise nos próximos dias ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi recolhido em bovinos e bubalinos, de 251 propriedades rurais do Amapá. O total de animais vacinados o ano passado será divulgado na próxima semana, informa o diretor-presidente da Diagro, Otacílio Pereira Barbosa. O Estado possui, atualmente, cerca de 290 mil animais do gênero.

Até 2012, o Amapá era considerado como “risco desconhecido” da febre aftosa, pela ausência de relatório que identificasse campanhas e doença no estado. Segundo Barbosa, a inexistência desse material impossibilitou a imunização mais abrangente e criou um gargalo.

“Perdemos receita. O Amapá poderia ser um corredor de exportação, além de ter condição de abastecimento de 66% da carne verde do Estado. A dissintonia no setor e falta de profissionais qualificados, impediram o envio do relatório e automaticamente, criou uma ausência de credibilidade”, lamenta.

Em 2013, dos 55 mil bovinos identificados no Estado, 42 mil foram vacinados. Em relação aos bubalinos, de 130 mil, 119 mil foram imunizados. A expectativa da Diagro é que, os números referentes à campanha de 2014, sejam maiores e, para 2015, o índice de animais vacinados ultrapassem os 90%.


Deixe seu comentário


Publicidade