Cidades

Dicionário Socioambiental é apresentado em programa de rádio

Assessor técnico da Promotoria do Meio Ambiente, Alcione Cavalcante coordenou a elaboração do Dicionário Socioambiental do Amapá.


Douglas Lima
Da Redação

O engenheiro florestal Alcione Cavalcante esteve no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9), nesta segunda-feira, 10, para falar sobre o Dicionário Socioambiental do Amapá, publicação na forma de e-book já disponível no site do Ministério Público do Amapá.

Alcione é assessor técnico do Promotoria do Meio Ambiente. Ele coordenou os trabalhos de elaboração do dicionário, cujo lançamento fez parte da Semana do Meio Ambiente. Em dezembro, a obra deverá ser lançada na forma de livro ou impressa.

O Dicionário Socioambiental do Amapá, como disse Alcione Cavalcante, tem 350 verbetes utilizados nas questões ambientais comumente usadas no estado, facilitando a compreensão de termos regionais.


Os verbetes se enquadram na legislação ambiental do estado e municípios amapaenses, fazendo a simplificação de termos técnicos para o regional, e vice-versa. “Abrimos mãos dos conceitos nacionais”, esclareceu Alcione, no programa radiofônico.

O assessor técnico relatou que o objetivo do dicionário foi de organização de uma publicação que explicasse alguns termos técnicos e tornassem públicas as expressões do Amapá, muitas delas semelhantes em outros estados.

‘Precisávamos de um dicionário aqui também, porque existem palavras específicas do nosso vocabulário que precisam ser simplificadas”, disse o assessor, para quem o Dicionário Socioambiental nasceu incompleto, explicando que a obra pode ser ampliada por mais verbetes.


Deixe seu comentário


Publicidade