Cidades

Dilma faz homenagem a pracinhas para celebrar fim da 2ª Guerra

Conflito encerrado em 8 de maio de 1945 matou milhões de pessoas



 

Para celebrar os 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial na Europa, a presidente Dilma Rousseff homenageou os militares brasileiros que combateram no conflito. Na solenidade, houve salva de tiros de canhão, desfile militar em frente ao Palácio do Planalto e entrega de medalhas da Ordem do Mérito a quatro pracinhas.

Após seis de combates, a 2ª Guerra Mundial no continente europeu se encerrou, oficialmente, em 8 de maio de 1945, com a rendição incondicional da Alemanha, deixando um saldo de milhões de mortos. O Japão seguiu lutando na Ásia até agosto daquele ano.

Em seu discurso, no qual defendeu tolerância entre as nações, Dilma destacou os esforços do país para manter a paz no mundo, como em operações comandadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ela também relembrou que, na década de 1940, houve questionamento no país sobre se o Brasil teria condições de enviar soldados para a guerra mundial. Em uma referência ao símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que é uma cobra fumando, a presidente afirmou no pronunciamento que, com os pracinhas, “a cobra fumou”. “Se dizia na época de que não seríamos capazes de enviar uma força expedicionária à Itália e que era muito difícil fazer a cobra fumar. E, finalmente, com os pracinhas, a cobra fumou”, brincou Dilma.

Celebrações pelo mundo
Nesta sexta, em Paris, o presidente francês François Hollande coordenou uma cerimônia no Arco do Triunfo com o primeiro-ministro, Manuel Valls, e com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.

A Alemanha, que foi derrotada em 1945, também celebrou a derrota dos nazistas e agradeceu aos aliados ocidentais e ao Exército Vermelho por sua luta contra as tropas de Adolph Hitler.


Deixe seu comentário


Publicidade