Diminuição de casos de covid-19 foi motivo para flexibilização de medidas de proteção
Superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, afirma que a vacinação foi motivo para queda no número de casos da doença.

Lana Caroline
Da Redação
O boletim epidemiológico deste segunda-feira (07) notificou apenas um único caso de covid-19 no Amapá. Nas últimas semanas a quantidade de casos da doença no estado já estava diminuindo significativamente, o que levou o governador, Waldez Góes, a flexibilizar algumas medidas de proteção e entre elas o retorno 100% presencial de atividades escolares públicas e privadas do Estado.
“Esse boletim de ontem (07) foi o que influenciou as novas medidas de flexibilização, pois ele demonstra uma tendencia de queda em casos de covid em Macapá e nos outros municípios. Tudo isso se dá por conta do avanço da vacinação, e esperamos que o status de pandemia diminua para surto”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, durante o programa Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9 FM) desta terça-feira (08).
Durante a reunião para tratar sobre as novas medidas, Malafaia afirma que foi discutido a ideia da desobrigação do uso de máscaras, mas que ainda não seria o momento ideal, respeitando o fato do prefeito de Macapá, Antônio Furlan, suspender o uso de máscaras em locais abertos. “Avaliamos a questão de suspensão do uso de máscara e orientamos as prefeituras a não tomarem essas medidas. A [medida] de Macapá foi unilateral e respeitamos, mas nós, da SVS e demais prefeituras, não seguimos esse rumo porque estamos baseados nas orientações da OMS, que diz que com 90% de D1, poderia haver uma flexibilização”, informou.
O superintendente avaliou a questão das festas que aconteceram no último final de semana, em comemoração ao carnaval, sendo que o mesmo tinha sido suspenso. “Mesmo com a suspensão do carnaval as pessoas têm esse escape e isso é complicado para o poder público. Temos a esperança que isso não evolua para muitos casos, pois estamos com uma cobertura de mais de 78% de vacinados na faixa etária de mais de 18 anos”, disse.
Sobre a vacina, Malafaia garante que muitos adultos procuraram os pontos de vacinação, por isso um bom índice de imunizados, mas o problema é vacinar as crianças. Mais de 113 mil pequenos não foram vacinados com nenhuma dose, e isso preocupa. “Em todas as faixas etárias tivemos uma boa procura em relação a vacinação, mas não conseguimos nem atingir 20% do público infantil. Estamos criando propostas para uma nova abordagem de vacinação e nos próximos dias vamos apresentar para que possamos estimular os pais a vacinarem seus filhos”, encerrou.
Política
O superintendente confirmou que é pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano. Dorinaldo é graduado em Enfermagem e já foi secretário de Saúde do município de Macapá (2013/2014) e presidente do Sindicato de Saúde do Estado do Amapá (Sindsaude) e agora almeja uma vaga na câmara federal. “Quando as coisas acalmarem em relação a covid, vamos começar a ver essas questões políticas. Sou filiado ao PDT e creio que tenho muito a contribuir para o estado”, disse.
Deixe seu comentário
Publicidade

