Cidades

Diretor de operações da CSA faz balanço dos primeiros cem dias de trabalho da empresa no Amapá

Marcus Vinícius esclarece que dúvidas e reclamações dos consumidores podem ser dirimidas através de diálogo presencial, telefônico ou nas redes sociais.


Foto: Joelson Palheta / DA

 

Douglas Lima
Editor

 

O diretor de operações da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), Marcus Vinícius da Silva, esteve na manhã desta quinta-feira, 20, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Sistema Diário de Comunicação), para fazer uma avaliação do desempenho da empresa nos primeiros cem dias em que atua como sucessora da histórica estatal amapaense, a Caesa.

 

 

Marcus começou a dar a entrevista citando números altos que teriam sido fechados pela CSA neste pouco tempo em que atua no estado: mais de 134 mil serviços, entre eles, cinco mil atendimentos de campo, mais de quatro mil atendimentos presenciais e mais de 116 mil vistorias para elaboração de cadastros.

 

O diretor de operações confirmou que consumidores com poços artesianos ou amazonas em casa poderão, sim, ser obrigados a ter a água oferecida pela CSA que, segundo disse, é potável e de boa qualidade. Citando dados de estudo feito pela Unifap, Marcus disse que 52 poços em Macapá estão contaminados.

 

O representante da Concessionária de Saneamento do Amapá garantiu que os problemas enfrentados pela população quanto ao fornecimento de água são transtornos temporários. “Já fizemos isso em quatro estados; estamos só começando; ainda temos mais 35 anos pela frente”, otimizou o diretor, dando o tempo em que o serviço é concedido para a empresa.

 

Ao assumir a missão de construir um novo serviço de água e esgoto no estado, a CSA priorizou as primeiras frentes de trabalho voltadas para a recuperação da infraestrutura recebida, conscientização do uso racional da água e no planejamento para expansão da rede de água e esgoto.

 

Para atuar neste cenário, mais de 250 colaboradores foram contratados e entre as primeiras obras realizadas estão a reforma e modernização da Estação de Tratamento de Água de Macapá (Etam) e da Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, tendo como orçamento empenhado mais de R$ 30 milhões nas duas empreitadas.

 

O processo de recadastramento de clientes também avançou e as equipes já contabilizam mais de 116 mil visitas realizadas somente na capital. Esse trabalho garantirá a atualização do banco de dados da empresa e o mapeamento das principais demandas a serem tratadas na rede. Nos próximos meses, o recadastramento seguirá para Santana, Laranjal e Vitória do Jari.

 

Nos primeiros três meses de atividades, as equipes de operação da CSA estiveram nas ruas para atender ao chamado da população. Foram mais de cinco mil serviços executados neste período, entre eles: reparo de vazamentos e desobstrução de redes de água e esgoto. Em média, mais de 50 operações realizadas diariamente.

 

No atendimento aos clientes, a estratégia foi integrar serviços de água, esgoto e energia no mesmo lugar, tornando as agências presenciais do grupo Equatorial no Amapá, as primeiras unidades multi-utilities do Brasil. Essas unidades com múltiplos serviços contabilizaram mais de quatro mil atendimentos nos primeiros 100 dias de CSA. Pelo call center, mais de dez mil clientes encontraram o atendimento que procuravam.

 

 

Comunidade

O trabalho da CSA ganha força com a parceria da população, que vem sendo informada das atividades por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias. Esta estratégia garante que a concessionária dialogue com as comunidades, conheça as necessidades e ouça sugestões sobre os serviços prestados. Nos primeiros pouco mais de três meses de atuação, a CSA já identificou e reuniu líderes por todo o Amapá, tendo mais de quatrocentas lideranças comunitárias mapeadas.

 

A CSA iniciou suas operações no dia 13 de julho em todas as áreas urbanas dos 16 municípios amapaenses. A chegada da concessionária se deu a partir de um contrato de concessão com foco na melhoria dos serviços de água e esgoto para cerca de 750 mil amapaenses nos próximos 35 anos.

 

A empresa mantém uma central de atendimento 24h para o contato dos clientes gratuitamente pelo telefone 0800 086 0116, ativo 24h. A CSA também está disponível nas redes sociais e no site http://csa-equatorial.com.br.

 

No programa ‘LuizMeloEntrevista’, o diretor de operações Marcus Vinícius chegou a responder questionamento de populares, pelo telefone, procurando sempre esclarecer que as dúvidas e reclamações dos consumidores podem ser dirimidas através de diálogo presencial, telefônico ou nas redes sociais.

 

(Colaborou Marcelle Nunes)

 

 


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