Diretora do SENAI anuncia chegada de respiradores hospitalares do estado recuperados em MG
A executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial dá detalhes sobre a parceria com o Ministério da Defesa para recuperar equipamentos hospitalares públicos.

Cleber Barbosa
Da Redação
Alyne Vieira, diretora de operações do SENAI Amapá anunciou nesta sexta-feira (17) que chegam ao Amapá neste sábado 10 (dez) aparelhos respiradores mecânicos que haviam sido levados para o Centro Tecnológico de Minas Gerais para serem recuperados e receber manutenção. Ela concedeu entrevista ao programa Café com Notícia, da rádio Diário FM (90,9), quando deu mais detalhes da operação.
Ela disse que foram organizados postos de coleta em vários estados e coube ao Amapá sair na frente nessa grande mobilização em prol da saúde dos brasileiros. “Essa operação por coincidência acabou começando pelo Amapá, nessa primeira etapa de manutenção e a primeira parte está sendo entregue amanhã”, disse, referindo-se ao início do fim de semana.
A executiva explicou que o projeto é fruto de uma parceria do Ministério da Defesa e a Confederação Nacional da Indústria, em que a Força Aérea Brasileira (FAB) monta a logística de transporte em aeronaves militares e a Rede Senai de Inovação.
Além dos respiradores, as aeronaves também estão trazendo equipamentos médicos, mas também aquisições tecnológicas, como também oito impressoras 3D que visam ampliar a linha de produção de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs.
Voluntários
Alguns equipamentos como aspiradores médicos chegaram a passar por reparos na própria unidade do Senai do Amapá, que também tem atuado com o apoio de voluntários na confecção tanto de máscaras faciais de tecido, como de máscaras cirúrgicas do tipo “Face Shields”, que são de uso profissional para os agentes de saúde da linha de frente nas unidades hospitalares.
Entre os principais parceiros locais, a diretora falou da Prefeitura de Macapá, beneficiada com as primeiras máscaras profissionais, como o Governo do Amapá, para a recuperação dos respiradores hospitalares. “Mas toda a produção que a gente está tendo agora serão doados a todas as unidades de saúde e hospitais públicos, mas também temos tido a parceria da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia que tem estado muito próxima da gente para pensarmos soluções e apontando onde podemos direcionar nossa equipe e nossa infraestrutura para apoiar da melhor forma possível”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
