Cidades

Doze municípios do Amapá devem fazer atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Atualmente 12 municípios amapaenses estão cadastrados no Mapa, aptos a receberem recursos e participarem de programas da União.


A Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) convoca todos os municípios para a atualização do Programa de Regionalização do Turismo e do Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo para cadastramento, edição e inserção dos documentos exigidos vai até 30 de julho.

Entre os critérios obrigatórios para integrar o Mapa, o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. A atualização serve para o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo em parceria com estados e municípios.

A secretária de Estado do Turismo do Amapá, Luciane Silva, explica a obrigação dos municípios. “O mapa baseia a criação de políticas públicas e a destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo, com foco no desenvolvimento regional do setor. Por isso, será obrigatória a responsabilidade dos gestores municipais em entrar no Mapa”, ressaltou a gestora.

O Amapá participou nesta segunda-feira, 1, do 31º Encontro do Programa de Regionalização do Turismo e da Rede de Inteligência de Mercado, realizado em São Paulo, onde mais de 20 estados encaminharam representantes para debaterem a atualização do Mapa. O interlocutor do Amapá, Jeová Pereira, reforça a convocação para os gestores e dirigentes municipais. “Todos os interlocutores foram orientados sobre os novos critérios, compromissos e recomendações que deverão ser observados pelos municípios que visam integrar a versão 2019 do Mapa do Turismo Brasileiro. A Setur está aberta para prestar quaisquer informações”, esclareceu Pereira.


Deixe seu comentário


Publicidade