Cidades

Ecótono: encontro de ecossistemas no Bioparque da Amazônia busca conscientização ambiental

O termo é um conceito de uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas


Um espaço de encontro entre ecossistemas formado por floresta de terra firme, cerrado e campos inundados (áreas de ressaca), denominado Ecótono, será mais um ponto para visitações no Bioparque da Amazônia. O termo é um conceito de uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas, ou seja, a totalidade da flora e fauna que faz parte de um mesmo ecossistema e suas interações.

A diretora técnica do Bioparque, Adriane Formigosa, ressalta a relevância dos diferentes tipos de vegetação do local. “Aqui, por ser em perímetro urbano, nós temos esse diferencial do Ecótono com três paisagens diferentes, de fácil percepção para o público que vier conhecer esse espaço. A partir do momento em que as pessoas conhecerem esses ecossistemas, haverá uma maior conscientização para a preservação da mata atlântica, do cerrado, o porquê da importância deles e como se complementam sendo diferentes”.

O Bioparque será reaberto pela Prefeitura de Macapá nesta sexta-feira, 25 de outubro, para autoridades, convidados e população macapaense. Faz parte do projeto Macapá Rumo aos 300 anos, que, por intermédio de um planejamento estratégico, visa desenvolver Macapá em diferentes aspectos, com investimentos em inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Fotos: Max Renê


Deixe seu comentário


Publicidade