Cidades

Edição 2025 do Projeto Jovem Descolado é lançado em Macapá

O projeto aumenta o nível de empregabilidade e empreendedorismo em Macapá, Santana e Mazagão


 

Centenas de jovens e estudantes da rede de ensino participaram do lançamento da edição 2025, do Projeto “Jovem Descolado” do Governo do Amapá e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP) na terça-feira, 12, em Macapá.

 

As inscrições começam nesta sexta-feira, 15, a partir das 15h, durante o lançamento do Festival da Juventude, no Parque de Exposições da Fazendinha, como afirmou a secretária da Juventude, Priscila Magno.

 

 

“O compromisso com o protagonismo da juventude está sendo cumprido pelo Governo do Amapá por meio do Calendário Cultural da Juventude, proposto ainda no início da gestão do governador Clécio, e agora sendo executado com muito compromisso para a juventude amapaense”, destacou a gestora.

 

Para quem deseja participar do projeto, basta apresentar os documentos originais e cópias do Registro de Nascimento, CPF, comprovante de residência e do Termo de Compromisso, que será entregue no ato da inscrição.

 

Nesta edição serão 500 vagas, sendo 300 vagas para jovens de Macapá, 150 para Santana e 50 para Mazagão, município que participa pela primeira vez da iniciativa. A novidade é o aumento no número de vagas ofertadas, como explicou o gerente de Educação Empreendedora do Sebrae/AP, Maikon Richardson.

 

 

“Ao longo desses anos do Jovem Descolado, a parceria entre Governo do Estado e Sebrae conseguiu colocar muita gente no mercado de trabalho, muitos empreenderam, muitos não, mas transformaram suas próprias vidas. Nessa edição, diferente da anterior, aumentamos a quantidade de vagas para 500 jovens atendidos e uma nova região, que é Mazagão. Além da formatura e o grande final, que é o balcão de oportunidade, onde a gente conecta esse jovem que passou pela imersão, desenvolvendo as habilidades ao mercado de trabalho”, pontou o gerente.

 

O lançamento integra o “Ao Gosto da Juventude” – circuito cultural das juventudes amapaenses, tem como objetivo qualificar jovens de 17 a 29 anos com a trilha profissional com foco em modelos de negócios, características socioemocionais e comportamentos empreendedores. A imersão já capacitou mais de 1,5 mil jovens amapaenses desde o lançamento em 2017.

 

Jonatas Rayann de Ramos Maia, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, ficou motivado para participar do projeto e destacou a iniciativa como inovadora. “Achei muito inovador, pois não é todo dia que temos essas oportunidades. Vou fazer minha inscrição, com certeza, para ter a oportunidade de me qualificar, porque gosto muito das áreas de tecnologia e informática e quero investir nisso futuramente”, disse o estudante.

 

 

Outra participante foi a estudante da escola Antônio Munhoz, Grazielly Stefani Lima dos Santos, de 18 anos, que discorreu sobre a expectativa para participar do “Jovem Descolado”. “Vim saber mais sobre esse projeto para ter mais conhecimento, porque é uma boa oportunidade para gente na vida pessoal e de estudante”, disse a Grazielly.

 

 

Caso de sucesso

Participante da edição do ano passado, a estudante  Estefane Pinheiro dos Santos, de 22 anos, falou que após o projeto sua vida mudou, hoje é monitora no Novo Amapá Jovem e universitária.

 

“Formei, logo depois abriu processo seletivo de monitora no Programa Novo Amapá Jovem, os cursos que fiz me ajudaram a conquistar essa vaga, além disso, a professora Simony foi uma grande incentivadora para que hoje pudesse cursar a administração de empresas, depois de passar no Prouni”, ressaltou Estefane.

 


Deixe seu comentário


Publicidade