Cidades

Educadores aprendem métodos para estimular espírito empreendedor

Oficina


No Sebrae também teve cursos de capacitação para professores. Educadores de doze escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Macapá participaram dos cursos oferecidos pelo programa “Jovens Empreendedores primeiros Passos”. Este sábado, 22, ocorreu o encerramento, com entrega de certificados aos participantes.

O projeto é uma parceria entre Sebrae e Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciada em 2014, que tem por objetivo disseminar a cultura empreendedora nos alunos e orientá-los para o plano de negócio, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e ao protagonismo juvenil.

Durante uma semana (de 17 a 22 de agosto), os 150 professores receberam orientações de como aplicar em sala de aula os conceitos de empreendedorismo para estimular nos alunos a proatividade. Cinco propostas foram trabalhadas de acordo com a série: 1º ano – O mundo das ervas aromáticas; 2º ano – Temperos naturais; 3º ano – Oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – Locadora de produtos; e 5º ano – Sabores e cores.

“De início eu nem queria fazer o curso, porque não entendia sua importância, mas o dinamismo fez com que eu ficasse até o fim. Saio daqui com a cabeça fervilhando de ideias e muita vontade de compartilhar com meus alunos e fazê-los ter esse olhar empreendedor. Foi enriquecedor”, expressou a professora Vânia Furtado, da Escola Maria Bernadete.

A professora Andréia Santos faz planos para trabalhar com as suas crianças. “Me apaixonei pelo curso no primeiro dia. Eu aprendi tanto e vou levar tudo para aplicar com meus alunos. Já tenho o projeto de produzir porta-lápis com rolos de papel e outros materiais, e podem ser vendidos, quem sabe meus alunos tomem gosto e se tornem grandes empreendedores”.

Os professores participantes têm até novembro para aplicar em sala de aula os conceitos e práticas aprendidas, porque o projeto culmina com a realização, em dezembro, da Feira do Jovem Empreendedor, onde os alunos apresentam produtos elaborados em sala de aula e terão de mostrar os métodos que aprenderam como bons investidores e estrategistas.


Deixe seu comentário


Publicidade