Cidades

Eleito, Eduardo Cunha diz que deputados reagiram a ‘interferên

Ele garantiu que não haverá ‘retaliação’ ao governo.



 

Eleito em primeiro turno presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDBRJ), afirmou, em seu primeiro discurso no cargo, que a Casa “reagiu no voto a uma tentativa de interferência do governo” na eleição. Ele disse, porém, que não haverá “retaliações” e pregou “serenidade”. “Passada a disputa, a palavra agora é de serenidade. Não terá qualquer tipo de sequela”, afirmou.

O peemedebista reforçou sua bandeira de campanha, de que garantirá “independência” ao Legislativo face ao Executivo. “A gente deixou muito claro que ia buscar altivez e independência do parlamento. Aqui é palco de exercer os grandes debates que a Casa precisa e vai fazer. Nunca em nenhum momento falamos que seríamos oposição. Não falamos também que seríamos submissos. Não há aqui da nossa parte nenhum jogo de retaliação”, afirmou.
Eduardo Cunha foi eleito em primeiro turno com 267 votos. O candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP), que contava com o apoio do governo, recebeu 136 votos. Considerado “candidato da oposição”, com apoio de PSB, PSDB, PPS e PV, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), obteve 100 votos. Chico Alencar (PSOL-RJ), com somente do próprio partido, recebeu oito votos.

Após a confirmação do resultado, Eduardo Cunha concedeu entrevista no Salão Verde da Câmara dos Deputados e voltou a dizer que a Câmara não será submissa ao governo, mas também não será de oposição. O novo presidente da Casa disse ainda que “em nenhum momento” achou que a disputa iria para o segundo turno. Cunha ressaltou que, apesar do “acirramento” do que ele chamou de “pressão” do governo sobre os deputados da base, o parlamento reagiu.


Deixe seu comentário


Publicidade