Cidades

Em abril, UBS Lélio Silva contabiliza mais de 15 mil atendimentos em urgência e emergência

Na unidade, são feitos atendimentos em casos de dores agudas, febres, pequenos cortes, drenagem de abscessos, curativos, crises hipertensivas e respiratórias.


A Prefeitura de Macapá divulgou nesta segunda-feira, 6, o balanço de atendimentos em urgência e emergência feitos em abril na UBS Lélio Silva. Do dia 1º ao dia 30, foram feitos 15.656 acolhimentos. Um dos procedimentos mais executados foram as inalações, seguido da administração de medicamentos e suturas.

Na unidade, são feitos atendimentos em casos de dores agudas, febres, pequenos cortes, drenagem de abscessos, curativos, crises hipertensivas e respiratórias. Somente em casos em que há a necessidade, o paciente é encaminhado para a unidade hospitalar de referência. “Desde que foi reinaugurada, a UBS Lélio Silva tem apresentado a maior quantidade de atendimentos em emergência, o que mostra o quanto o Município tem feito a sua parte. Estamos falando somente de uma, porque se for somada as demais ultrapassaria, sem dúvida, quase 30 mil pessoas atendidas por mês”, diz a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.


Outro dado importante que foi divulgado é a quantidade de pacientes que ficaram em observação. Foram 389 pacientes que permaneceram na UBS por até oito horas antes de receber alta, uma média de 12 pacientes por dia. “Todos os dias temos um fluxo grande de pessoas que buscam os serviços da unidade, seja no pronto atendimento ou na atenção básica, que são refletidos nos nossos balanços mensais”, finaliza o diretor da UBS, Emanoel Martins.

Além da Lélio Silva, a unidade Marcelo Cândia também faz atendimentos 24 horas. Já a Rubim Aronovitch, Marabaixo e Pedro Barros atendem até meia-noite. Nessas unidades são feitos, constantemente, treinamentos em urgência e emergência clínicas e traumáticas, voltado aos profissionais da saúde com o objetivo melhorar o atendimento.


Deixe seu comentário


Publicidade