Em agosto poderá haver novo aumento no preço da tarifa da ener
Será o segundo reajuste no ano. Desde fevereiro, a conta está 21,25% mais cara

No início de junho deste ano a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou reajuste no preço das tarifas de energia elétrica em quase todo o País, mas o Amapá ficou de fora, segundo o presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Ângelo do Carmo, por causa do processo de federalização. Segundo ele, entretanto, o aumento tarifário contemplará o Estado somente após a conclusão da interligação ao Sistema Integrado Nacional (SIN), e depois que a Companhia estiver com suas finanças saneadas. O último aumento no preço da tarifa ocorreu em fevereiro de 2015, no percentual de 21,25%.
“O reajuste autorizado pela Aneel em junho não atingiu o Amapá porque a CEA possui um processo diferenciado por causa da caducidade. Desde quando assumimos a Companhia, estamos empenhados em dois processos vitais: o saneamento das finanças e a interligação do estado ao SIN, cujas obras deverão estar totalmente prontas até o dia 02 de agosto, considerando que os serviços estão bastante avançados. No que diz respeito às finanças, a Aneel já aprovou o relatório que preparamos visando a recuperação da companhia, e logo, logo, a CEA está completamente revitalizada”, garantiu o presidente.
Leitura do consumo
Ângelo do Carmo, garante que está tomando providências para a retomada dos serviços de leitura do consumo de energia elétrica, que atualmente estão sendo feitos pela média de consumo dos últimos meses. Segundo ele, o problema já existe há pouco mais de um ano: “Essa reclamação dos consumidores é procedente, reconheço, mas estamos tentando há pouco mais de um ano contratar uma empresa para realizar esse serviço, mas, infelizmente, tivemos problemas na licitação. Já estamos adotando as providências necessárias para realizarmos a licitação no mais curto espaço de tempo”.
Segundo o presidente da CEA, as recorrentes falhas no fornecimento de energia elétrica decorrem da falta de investimentos na melhoria das redes de distribuição, mas o problema já está sendo resolvido pela Companhia, e será solucionado definitivamente após a interligação ao sistema nacional (SIN).
Para analisar a evolução das obras de interligação do Amapá ao SIN e as falhas apresentadas na geração da energia, técnicos do Ministério das Minas e Energia, da Eletronorte/Eletrobras e do Operador Nacional do Sistema elétrico estiveram em Macapá nestas segunda e terça-feira, 14. No encontro, também foram discutidos os protocolos do sistema nacional e a segurança da geração, transmissão e distribuição de energia no estado. (Ramon Palhares)
Deixe seu comentário
Publicidade
