Cidades

Em dois meses, mais de 13,5 mil pessoas buscaram marcação de consultas na Rede Super Fácil

Agendamento de consultas com especialistas na Rede Super Fácil começou no dia 26 de dezembro, através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).


Com quase dois meses de implantação do agendamento de consultas médicas especializadas, as unidades da rede Super Fácil, em Macapá, receberam 13.520 usuários em busca do serviço. O destaque é para a unidade da zona norte, que somou 4.549 registros.

O agendamento de consultas passou a ser realizado pela Prefeitura de Macapá, na rede Super Fácil de Macapá no dia 26 de dezembro, com a disponibilização do serviço nas unidades da zona norte, zona oeste, zona sul e Beirol.

Para garantir o conforto e bom atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede Super Fácil aumentou o número de boxes e treinou funcionários da Prefeitura para lidarem com esse público diferenciado.

As consultas são agendadas por servidores municipais, através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e monitoradas pelas secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e Municipal de Saúde de Macapá (Semsa).

Com a implantação na capital, o Amapá está totalmente inserido na ferramenta, que possibilita ao usuário a marcação de consulta sem necessidade de locomoção de cidade ou região. Moradores dos bairros da zona oeste da cidade, por exemplo, não precisam mais deslocar-se até o Centro para agendar uma consulta médica, assim como a população das demais áreas de Macapá, todas com uma unidade Super Fácil para atendimento.

“Eu gostei muito dessa mudança. Teve um dia, por exemplo, que já eram quase 13h, e eu lembrei que precisava marcar uma consulta para a minha filha. Eu me informei com a funcionária do Super Fácil e ela disse que estava marcando, e eu consegui neste horário, o que antes não acontecia. Serviço rápido e prático”, elogiou Francisca Santana, 34 anos.

Antes da implantação do serviço no Super Fácil, a Central de Atendimento Especializado (Same) do Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) era o único local responsável pelos agendamentos de consultas. O setor, agora, funciona como Call Center, para fazer contato com o usuário via telefone sobre qualquer informação a respeito do andamento das consultas especializadas, além da comunicação de vaga para os que estiverem na fila de espera virtual.

Para proceder com o agendamento de consulta, que acontece diariamente, de 8h as 18h, o usuário deve apresentar o Cartão do SUS, encaminhamento médico, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Para marcação de consultas a terceiros, a pessoa deve ter até o segundo grau de parentesco com o paciente, e comprovar.

Em caso de não haver vaga, o usuário é colocado em uma fila de espera virtual. Ele será informado por telefone sobre a abertura de vaga.


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