Em quatro anos, mais de 30 mil mudas de plantas serão cultivadas em Macapá
Espécies como Oiti, flamboyant e Ipês são plantadas em rotatórias e canteiros como forma de deixar a cidade mais arborizada.

Lana Caroline
Da Redação
Quem passa por algumas rotatórias ou em alguns pontos específicos da cidade pode perceber diversas espécies de plantas sendo cuidadas e embelezando os locais. Isso se dá pelo projeto de arborização realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) em parceria com a empresa Novacap, de Brasília, através de um Termo de Cooperação Técnica, assinado no mês de junho.
“Agora estamos mapeando todos os novos bairros das zonas norte e oeste que surgiram a pouco tempo para levar esse plano e as espécies adequadas para os lugares públicos”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.
O Horto Municipal é um departamento da secretaria, que fica localizado no bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá, e onde é feito o cultivo das espécies. Segundo o secretário, o local disponibiliza diversas espécies de plantas arbóreas e frutíferas para a população. A expectativa, em quatro anos, é arborizar a cidade com mais de 30 mil mudas de plantas.
“Deixamos disponíveis todas as espécies que usamos na cidade para a população que deseja montar, na sua casa, seu próprio jardim. Quando identificamos as pessoas que praticam o vandalismo, conseguimos notificar e autuar. Por esse motivo que deixamos o Horto a disposição para solicitar as mudas de plantas”, destacou Marcelo.
Atualmente, Macapá possui 66% da arborização de vias públicas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Cultivar plantas no meio urbano, especialmente na capital, contribui positivamente para a regularização do clima, ao diminuir temperaturas com a presença das árvores, flores e demais plantações. Além disso, traz uma maior qualidade de vida para a população macapaense.
“A população é nossa parceira e aliada nesses trabalhos. Tivemos o Junho Verde, no qual plantamos cerca de 2 mil mudas de plantas e a comunidade participou ativamente do processo. Recebemos da ANCEL e Jari Celulose mais de 9 mil mudas de várias espécies de plantas e isso é um numero inédito para a cidade”, completou o secretário.
Deixe seu comentário
Publicidade

