Cidades

Em sessão solene, guardas municipais recebem homenagem em Macapá

Em 2019, a Guarda recebeu mais uma viatura tipo pick-up, totalmente equipada com grades, sirene e giroflex. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.


Para celebrar a data em alusão ao Dia Nacional da Guarda Municipal, comemorado em 10 de outubro, o efetivo da corporação participou na manhã de quarta-feira, 9, da homenagem ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores de Macapá. Na ocasião, o comandante da Guarda Municipal, Rui Secco, falou sobre a emoção do reconhecimento do trabalho realizado na segurança pública da cidade e destacou os avanços na área.

 

“É com muita emoção que recebemos essa homenagem. Aqui, temos homens e mulheres guerreiros e que merecem todas as homenagens. Dentro da corporação, tivemos grandes avanços como a entrega da base móvel, armas de eletrochoque, novo fardamento, parceria entre a gestão e a Vepma [Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas] para aquisição de material para o projeto Anjos da Guarda, dentre outros que estão por vir”, ressaltou o comandante.

O prefeito em exercício, Marcelo Dias, parabenizou os servidores e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela corporação. “É um trabalho árduo e que deve ter todo reconhecimento que merece. Além da segurança, eles realizam um belíssimo projeto, que é o Anjos da Guarda, que atende crianças e adolescentes e ajuda na formação desses jovens”, pontuou.

A celebração, organizada pela iniciativa da vereadora Patriciana Guimarães, contou com a participação do efetivo da corporação, onde foram distribuídos 164 títulos de votos de louvor à classe. “Fazer uma homenagem justa para esses homens e mulheres é algo maravilhoso. Afinal, esses profissionais saem de suas casas sem saber se voltarão, já que suas atividades são de alto risco. Eu, como representante do povo, jamais poderia deixar passar uma data como esta em branco. Essa homenagem ainda é tão pouca diante do belíssimo trabalho que eles desenvolvem em prol da segurança municipal desta cidade”, afirmou.

 

Durante a solenidade, a guarda Ionar Sinatra falou sobre a rotina intensa e o reconhecimento da população quanto ao trabalho realizado pela Guarda Municipal. “É com muita alegria, satisfação e orgulho que recebo essa homenagem. Quero externar o nosso agradecimento à vereadora Patriciana e às demais autoridades, que olham com carinho e entendem a nossa luta diária, que, apesar das dificuldades, desempenhamos com dedicação e hoje esse trabalho está sendo reconhecido”.

Guarda Municipal de Macapá

 Foi criada por meio da Lei 1.163, de 10/01/02. Sua principal atribuição é executar o policiamento administrativo no que tange à proteção de bens e serviços públicos municipais. Atualmente, o Comando da Guarda tem à frente Charles Willian de Sousa Rui Secco e o subcomandante Delcivaldo do Carmo Camarão.

Avanços

Dentre as conquistas na área da segurança do município, a Prefeitura de Macapá aderiu em 2015 o novo fardamento, seguindo o que determina a Lei n° 13.022 do Estatuto das Guardas do Brasil. Os uniformes, com padrões específicos para cada setor de atuação, passaram a fazer parte do cotidiano da corporação.

Em 2017, recebeu por meio do projeto “Crack é possível vencer” a aquisição de cinquenta e cinco armas de eletrochoque para auxílio à segurança. Outros dois grandes ganhos proporcionados pela gestão municipal em 2018 foram a aquisição de três viaturas adquiridas pelo Programa Calha Norte e a base móvel. O veículo, tipo ônibus, é equipado com monitores, torre com alcance de 8 metros de altura com câmeras de captação de imagens para monitorar praças e lugares públicos, além de duas viaturas, duas motocicletas.


Deixe seu comentário


Publicidade