Cidades

Em um ano, Delegacia de Crimes Cibernéticos recupera R$ 3 milhões e 404 contas em redes sociais

A maior parte dos registros é de estelionato virtual e de invasão de dispositivo de informática


 

De janeiro a dezembro de 2022, a Delegacia de Crimes Cibernéticos do Amapá conseguiu recuperar mais de R$ 3 milhões, além de 362 contas no Instagram e 42 no Facebook, após investigações de denúncias sobre crimes virtuais.

 

De acordo com a delegada titular da unidade especializada, Áurea Uchoa, explica que, em um ano, foram 2.413 atendimentos e 2.067 ocorrências registradas – a maior parte ligada ao estelionato virtual, com 1.189 registros, e à invasão de dispositivo de informática, com 353.

 

A delegada alerta que os criminosos se valem da engenharia social, uma técnica em que eles envolvem a vítima, que acaba sendo induzida a cair no golpe, seja enviando dinheiro, repassando dados pessoais ou clicando em links suspeitos.

 

“Ser desconfiado é a melhor maneira de se prevenir. Desconfie de descontos exacerbados, de pix premiado, pirâmides financeiras e ofertas muito vantajosas. A partir do momento que a pessoa detectar que foi vítima de algum crime, deve procurar imediatamente uma delegacia”, completa.

 

Alguns períodos do ano precisam de atenção redobrada: eventos como a Copa do Mundo, Black Friday e período do pagamento do 13º salário são propícios para golpes.

 

Como e quando procurar a Delegacia de Crimes Cibernéticos?

A delegacia funciona nas dependências do Aeroporto Internacional de Macapá, na Rua Hildemar Maia, Jesus de Nazaré, das 7h30min às 18h. Em casos de denúncia ou de registro de ocorrência sobre crimes virtuais, o cidadão pode procurar a unidade especializada ou qualquer outra delegacia.

 

“O cidadão tem o direito de registrar ocorrência presencialmente em qualquer delegacia e, posteriormente, esse registro é encaminhado para a unidade especializada”, ressaltou a titular.

 

A Delegacia atende via whatsapp, no número (96) 99189-2860.

 

Outra opção é registrar a ocorrência na Delegacia Virtual, confira o passo a passo:

  1. Acessar o link https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/comunicacaofato/ap/orientacoes ;
  2. Marcar o estado onde o fato ocorreu;
  3. Prosseguir com o registro da ocorrência, que será direcionada à Polícia Civil do Amapá.

 

Para registrar a denúncia, é necessário ter uma conta no Governo Digital, ela pode ser criada no site https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/

 

Por ser especializada, a Delegacia de Crimes Cibernéticos atua na apuração de demandas de grande complexidade, a unidade apoia as demais delegacias do estado em outros casos. Situações como fraudes de pix costumam ser encaminhadas para delegacias de bairro.

 

A unidade também é responsável pelo atendimento ao turista. Neste momento, a preocupação está relacionada ao fluxo de haitianos que estão chegando ao estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade