Cidades

Em um ano, estoque de Banco de Leite Humano em Macapá cai mais de 30%

No mesmo período de 2019, o estoque era de 28 litros, segundo informações da direção da unidade


Em um ano, o estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, na capital amapaense, reduziu em cerca de 32%. No final de maio, o Banco de Leite Humano contava com um volume de 19 litros de leite materno. No mesmo período de 2019, o estoque era de 28 litros, segundo informações da direção da unidade.

 

A redução nas doações se dá devido à pandemia da Covid-19. Para conscientizar sobre a importância do leite materno, o Ministério da Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano. De acordo com a pasta, o leite materno doado é oferecido a bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais. Segundo Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, mulheres que amamentam também têm a saúde beneficiada.

 

“Mulheres que amamentam, consequentemente as que doam o leite materno, também têm benefícios. Estudos demonstram que elas apresentam menor chance de desenvolver câncer, como o de mama ou de útero. E, também, elas retornam ao peso de antes da gravidez.”

 

Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno até os dois anos de idade. Durante seis meses, o leite materno é o único alimento recomendado para o bebê e é considerado de suma importância para seu desenvolvimento.

 

Ingrid Fassanaro precisou recorrer a um Banco de Leite Humano, pois a filha Alice nasceu prematura e ficou internada na Unidade Neonatal do hospital. Além da ajuda oferecida pela equipe do local, a servidora pública conta que a troca de experiências com outras mulheres que frequentam a unidade, e que passavam pela mesma situação, foi tranquilizador.

“São várias mães passando pela mesma experiência, de várias classes sociais e todas ligadas a um mesmo sentimento: todas ali são mães e nos conectamos de uma forma muito bonita. Isso transforma vidas.”

 

Segundo o Ministério da Saúde, toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

 

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia funciona na Avenida FAB, número 81, no Centro de Macapá. A unidade funciona todos os dias das 8h às 18h e realiza coleta domiciliar. Para mais informações, entre em contato no WhatsApp (96) 98115-9018.

 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.


Deixe seu comentário


Publicidade