Cidades

Em vídeo, médico esclarece dúvidas comuns relacionadas à Covid-19

Doutor Jonatas Oliveira fala dos sintomas mais comuns que nem sempre as pessoas percebem e a importância de um tratamento precoce para controlar a doença.


Railana Pantoja
Da Redação

O médico Jonatas Oliveira, que atua na UBS Cidade Nova, em Macapá, publicou dois vídeos na internet esclarecendo algumas dúvidas que ainda existem sobre o novo coronavírus, principalmente relacionadas aos sintomas e órgãos afetados.  Sabemos que um desses órgãos é o pulmão, mas muita gente não sente no início esse ataque. De acordo com o médico, existe uma explicação científica para isso.

 

“É como se o vírus congelasse os nervos do sistema autônomo, e o que tá acontecendo no corpo, a lesão pulmonar, não é comunicada ao cérebro através do sistema nervoso. O vírus tá produzindo lesão no pulmão e você não está sabendo, não sente, não tosse, não tem febre. Então, nos primeiros dias o vírus está agindo no seu organismo e você não sente, ou se sente é pouca coisa. É por isso que quando a lesão pulmonar atinge um nível alto, você começa a sentir  febre, falta de ar e tosse”, explicou.

 

Jonatas ressalta que justamente por esse motivo é importante iniciar o tratamento já nos primeiros sintomas. “O tratamento tem que começar precocemente, nos primeiros sintomas, que são vários. Não é só febre, tosse seca e falta de ar. Existe diarreia, dor no corpo, enjoo, tontura, dor de cabeça, tremor, calafrio, falta de ar leve, manchas pelo corpo, a pessoa perde olfato e paladar subitamente, sem outros sintomas”, detalha.

O tratamento precoce é fundamental para conter a evolução da doença, mas doutor Jonatas reconhece que as medicações podem causar um certo desconforto nos pacientes. “É preferível você escolher passar um pouco de dor no estômago e enjoo do que morrer, evoluir para uma UTI. A gente não tá pedindo mais exames, muitos deram falsos negativos e a gente perdeu pacientes justamente com exame negativo. Então a gente já não tá confiando muito, sem contar que eles demoram chegar, por isso começamos o tratamento precocemente, mesmo com a menor suspeita, para tentar salvar pacientes”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade