Cidades

Emanuel Bentes sugere campanha de busca ativa para pacientes com glaucoma

Ex-secretário municipal do trabalho, acometido pela doença, atentou que há pouca procura da população sobre o malefício no Amapá


 

Douglas Lima
Editor

 

O ex-secretário municipal do trabalho, desenvolvimento econômico e inovação, Emanuel Bentes, durante fala ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã desta segunda-feira, 26, fez um alerta sobre o glaucoma, doença que o afeta e que se apresenta inicialmente de forma silenciosa.

 

Na data, 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, Emanuel aproveitou o espaço do programa de rádio para propor uma busca ativa para pacientes com a doença, dizendo que no Amapá, infelizmente, há baixa procura oftalmológica de prevenção sobre o malefício.

 

 “É uma doença gravíssima que atinge um número alto de pessoas no Brasil; ela compromete o nervo óptico e rompe as fibras com o aumento da pressão intraocular. Uma forma de nos precaver é com o diagnóstico precoce com consultas médicas. No Brasil existe uma certa procura, mas na região Norte ainda é baixa”, lamentou o ex-secretário.

 

Emanuel, já com boa parte de sua visão comprometida, sugeriu que o Centro de Oftalmologia do Amapá e a Assembleia Legislativa do Estado (Alap) façam uma ampla campanha de busca ativa para pacientes de glaucoma. “Já perdi a visão de um dos olhos e quase não enxergo do outro. Só através da consulta você descobre se é portador ou não desta doença”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade