Cidades

Empreendedores recebem certificado de conclusão do curso de capacitação proporcionado pelo Município

A Semdec efetuou a capacitação dos empreendedores para prestação de serviço qualificado, além de oferecer novas alternativas no ramo alimentício.


Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Macapá entregou 258 certificados aos empreendedores populares concluintes do curso de capacitação profissional realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá e contou com a participação do secretário Isaías Carvalho, titular Semdec, do senador Randolfe Rodrigues, da coordenação do curso e dos alunos que finalizaram todos os módulos da qualificação.


A Semdec efetuou a capacitação dos empreendedores para prestação de serviço qualificado, além de oferecer novas alternativas no ramo alimentício. “Ter esse percentual de concluintes significa que estamos inserindo 258 profissionais capacitados para atender a população macapaense. Logicamente que isso também abre novas portas para a atuação desses profissionais”, destacou o secretário Isaías Carvalho.

Ao criar condições de desenvolvimento do empreendedorismo individual, a Prefeitura de Macapá qualifica os profissionais para o mercado de trabalho. Além de possibilitar aos pequenos empreendedores o aumento de lucratividade nos serviços, assim ajudando o município a desenvolver sua economia com eficiência. Desse modo, proporcionando a geração de novas oportunidades de trabalho para os empreendedores populares crescerem e saírem da informalidade.


O senador Randolfe Rodrigues destacou a crise econômica que o país vive e, por isso, parabenizou a prefeitura da capital amapaense por optar em enfrentar a situação econômica e promover a capacitação profissionalizante de empreendedores populares. “O certificado que vocês recebem hoje é um passo decisivo para enfrentar o mundo e as dificuldades. Significa que estão capacitados para empreender. Não existe nada que não tenha sido conquistado por meio da educação”, ponderou.

Maria de Jesus, 46 anos, é uma das concluintes do curso. A empreendedora popular conta que a partir de agora tem planos para expandir seu empreendimento. “Ao sair daqui com meu certificado, conto com a expectativa de aumentar meu negócio e ter uma lanchonete própria. A partir de agora, posso pôr em prática o que aprendi ao longo desses meses”, disse.


O impacto do curso na cidade de Macapá será consideravelmente construtivo e positivo ao considerarmos que cada participante tem em média quatro pessoas por residência, que são dependentes diretos da renda vinda do empreendedorismo popular. Isso impacta diretamente um número de 1.500 pessoas. Dando aumento significativo em seu poderio de consumo, ganhos de renda e desenvolvimento produtivo local, de modo que venha aquecer a economia do município.

O curso

Foi realizado por meio do convênio 819904/2015-Sudam, de emenda parlamentar da deputada federal Josi Araújo, no valor de R$ 753 mil, e beneficiou 380 empreendedores populares dos municípios de Macapá. Foram 400 horas/aulas, divididas em aulas práticas e teóricas, onde procurou-se aperfeiçoar as competência e habilidades empreendedoras dos participantes.

Fotos: Max Renê


Deixe seu comentário


Publicidade