Empresa contratada pelo governo apresenta plano de reflutuação de navio naufragado
Empresa apresentou plano de reflutuação à Capitania dos Portos para, após receber autorização, iniciar envio de embarcações e equipamentos para a operação que vai custar R$ 2,4 milhões. A empresa MAAR Alternativas Marítimas tem sede em Belém (PA).

Railana Pantoja
Da Redação
Na manhã desta segunda-feira (9), o porta-voz do Comitê de Gerenciamento de Crise, coronel Carlos Souza, divulgou, durante coletiva de imprensa, o nome da empresa contratada pelo Governo do Amapá para fazer a reflutuação do navio Anna Karoline III, que naufragou no dia 29 de fevereiro na boca do rio Jari, região sul do Amapá. O navio está adernado, tem comprimento total de 38,50m e estima-se que submerso esteja pesando 230 toneladas.

“Às 22h de ontem (8) a empresa entregou o projeto, foi confirmado pelo Comandante dos Portos e hoje (9) às 6h ele fez o encaminhamento para o 4º Distrito Naval que vai apontar se existe algum apontamento ou detalhe técnico para corrigir. Mas, são detalhes que não influenciam na aprovação, já que ele precisa apenas de algumas correções. A gente acredita que até amanhã (10) a empresa esteja autorizada a iniciar a operação”, explicou.
A empresa contratada é a MAAR Alternativas Marítimas, sediada em Belém (PA). Ela realizará a reflutuação pelo valor de R$ 2,4 milhões, sendo que desse total, 40% já foi pago. A equipe técnica da empresa é composta por um engenheiro mecânico, uma engenheira ambiental e três engenheiros navais, todos do Pará.
“A nossa missão na reflutuação é para verificação dos corpos. Estamos com toda nossa equipe mobilizada para que, se isso ocorrer, possamos responder com a mesma dinâmica: preparar os corpos, levar para Gurupá (PA) e o helicóptero da Marinha conduza à Politec em Macapá. A missão do Comitê é dar garantia de que não existe mais nenhum corpo no navio naufragado. Ainda temos famílias que relatam corpos desaparecidos,”, finalizou o coronel.
Até a manhã desta segunda (9), 33 corpos foram encontrados e 51 pessoas resgatadas com vida, sendo que dois sobreviventes são da tripulação do Anna Karoline III e foram encontrados em Santarém (PA).
Deixe seu comentário
Publicidade



