Cidades

Empresa tenta primeira manobra para retirar navio Anna Karoline III do fundo do rio Jari

Operação para retirar embarcação do leito do rio terá sua primeira tentativa de ‘puxada’ nessa sexta-feira (27). Na quinta-feira (26) os mergulhadores conseguiram fazer a amarra dos cabos.


Lana Caroline e Elden Carlos
Da Redação

 

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel PM Carlos Souza, que é porta-voz do Comitê de Gerenciamento de Crise do Estado, afirmou na manhã desta sexta-feira (27) durante entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que a operação de reflutuação do navio Anna Karoline III, que naufragou no dia 29 do mês passado na boca do rio Jari, no sul do Amapá, venceu uma importante etapa nesta quinta-feira (26), que foi a amarração da embarcação.


“O engenheiro da operação me repassou um relatório no final da tarde de ontem [quinta] informando que havia uma grande dificuldade de amarração dos cabos na proa e popa do navio. Isso se dava em decorrência das fortes correntezas na região. Porém, essa etapa foi vencida. A grande notícia é que hoje deve ocorrer a primeira tentativa de arrastar o navio para margem. Eles farão isso sem o uso dos flutuadores. Caso dê certo, é possível que não haja a utilização desses flutuadores, acelerando o processo de içamento”, disse.

O coronel lembrou que toda a operação depende da tábua da maré. “Às vezes as pessoas não compreendem a complexidade de uma operação como essa. Existe uma janela de trabalho de acordo com a maré. O equipamento usado pelos mergulhadores é diferente dos que usamos no Corpo de Bombeiros, por exemplo, mas eles também dependem da maré. O certo é que logo, logo vamos poder dar uma resposta às famílias que ainda buscam por informações sobre seus desaparecidos”, concluiu.

No final da tarde desta sexta-feira deve ocorrer a emissão de novo relatório para atualização de informações sobre a operação reflutuação do navio.

Dados

Segundo o último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militares do Amapá, até quinta-feira (26) haviam sido localizados 34 corpos. 51 pessoas foram resgatadas com vida. Não foi divulgado número de desaparecidos.


Deixe seu comentário


Publicidade