Cidades

Encceja 2018 será realizado em 5 de agosto com mais de 6 mil inscritos no Amapá

Antigo exame de passa é para estudantes obterem certificação no ensino fundamental ou médio; provas ocorrerão em três municípios.


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, conhecido como exame de massa, será realizado no próximo domingo, 5 de agosto. No Amapá, 6.500 pessoas deverão realizar o exame na capital, Macapá, além dos municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari.

 

Os candidatos devem consultar o local da prova e demais informações no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas serão realizadas em 41 escolas da rede estadual, cedidas para a realização do exame, no turno matutino e vespertino seguindo o horário oficial de Brasília.

 

Pela manhã, a abertura dos portões será às 8h e o fechamento às 8h45. A prova terá início às 9h e término às 13h. Já pelo turno da tarde, os portões serão abertos às 14h30 e fecharão às 15h15. A prova começará às 15h30 e será finalizada às 20h30.

 

A aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro. Ainda em setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) fará um exame de massa exclusivo para os povos indígenas do Amapá, também concluírem seus estudos. A divulgação com todos os detalhes será feita a partir de agosto.

 

Encceja
O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal, nos ensinos fundamental e médio. Com a certificação, a pessoa comprova sua capacidade escolar e poderá buscar uma formação em nível superior ou técnico, ou mesmo para a prestação de concursos.

 

Para obter a certificação de ensino fundamental é exigido que o candidato tenha completado 15 anos de idade até o dia do Encceja. Já quem busca o diploma de certificação do ensino médio, precisa ter, no mínimo, 18 anos completos no dia da prova. Isso significa que uma pessoa com mais de 18 anos pode fazer o Encceja para certificar o ensino médio, mesmo que não tenha a certificação do ensino fundamental.


Deixe seu comentário


Publicidade