Cidades

Encontro marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data de luta da Pessoa com Deficiência iniciou na década de 1980, quando, em assembleia geral da ONU, o segmento escolheu o dia 21 de setembro por representar um recomeço.


Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, na sala Macapá Inclusiva, um encontro com palestra sobre Direito Previdenciário e Roda de Conversa com o tema Um olhar além da deficiência para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia de hoje. A coordenadora de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Raquel Capiberibe, destacou a relevância do encontro. “É com muita alegria e satisfação que recebemos instituições representativas e pessoas com deficiência que conseguiram superar as suas limitações e hoje estão aqui compartilhando experiências de vida e informações nesse dia tão importante”, ressaltou.

 

O vice-presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/AP e palestrante do evento, Carlos Rafael Oliveira, explicou sobre a necessidade de socializar informações com este segmento. “Percebemos que o Benefício da Prestação Continuada possui muita polêmica acerca desse assunto. É importante esclarecer para os usuários sobre o benefício, para aqueles que possuem o direito e para quem pretende solicitar esse direito”.

Estiveram presentes representantes da Associação de Mulheres, Associação dos Cegos e Amblíopes do Amapá, Associação da Pessoa com Deficiência do Amapá, da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social e da Comissão dos Diretos da Pessoa com Deficiência da OAB-AP.

 

A data de luta da Pessoa com Deficiência iniciou na década de 1980, quando, em assembleia geral da ONU, o segmento escolheu o dia 21 de setembro por representar um recomeço. A data tem simbologia com o início da primavera. No Brasil, o dia foi oficializado por meio da Lei n°11.133/2006.


Deixe seu comentário


Publicidade